Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Autonomia e Discricionariedade do Ministério Público no Brasil

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dc.contributor.author Kerche, Fábio
dc.date.accessioned 2016-07-07T16:01:32Z
dc.date.available 2016-07-07T16:01:32Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation KERCHE, Fábio. Autonomia e Discricionariedade do Ministério Público no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 50, n.2, p. 259-279, 2007
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/1257
dc.description "Esta é uma versão modificada do segundo capítulo de minha tese de doutorado – O Ministério Público no Brasil: Autonomia, Organização e Atribuições –, defendida no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo – USP, em 2003. Agradeço aos pareceristas anônimos de DADOS por suas valiosas sugestões." pt_BR
dc.description.resumo "O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América do Sul a organizar um serviço de transportes coletivos sobre trilhos de ferro. A introdução desse tipo de veículo na cidade transformou de tal maneira o modo de vida e a estrutura urbana que alguns autores dividem a história do Rio em antes e depois da "revolução" dos transportes coletivos. Para Maurício Abreu, o marco temporal seria o ano de 1870, quando a Estrada de Ferro D. Pedro II aumentou o número de seus trens suburbanos, e o serviço de bondes, iniciado em 1868, começou a se consolidar, através da implantação de inúmeras companhias que concorriam no uso do espaço urbano. A partir daquele ano, os dois elementos responsáveis pela expansão da cidade passaram a ter uma atuação conjunta. O transporte de massa permitiu o desafogo do centro, onde se concentravam tanto os ricos quanto os pobres, por falta de transportes rápidos e regulares. As companhias de carris ampliaram a malha urbana muito além do antigo centro e mesmo da Cidade Nova que começava a se formar em meados do século passado. A forma como se deu esse processo levou a uma nova estruturação social na divisão do espaço da capital. Na verdade, o bonde foi um elemento essencial para a expansão e organização do espaço urbano no Rio de Janeiro."
dc.language.iso Português pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Revista de Ciências Sociais, 2007 pt_BR
dc.subject.other Ministério Público
dc.subject.other Accountability
dc.subject.other Democracia
dc.title Autonomia e Discricionariedade do Ministério Público no Brasil pt_BR
dc.title.alternative Autonomia e Discricionariedade do MP no Brasil pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


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