Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Percepções sobre raça nos debates abolicionistas no Brasil (1870-1888)

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dc.contributor.author Needell, Jeffrey D.
dc.date.accessioned 2021-07-12T23:37:11Z
dc.date.available 2021-07-12T23:37:11Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation Needell, Jeffrey D..Percepções sobre raça nos debates abolicionistas no Brasil (1870-1888). Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 4, n. 4, p.7- 21, 2010 pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/17085
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 pt_BR
dc.subject Raça pt_BR
dc.subject Debate racial pt_BR
dc.subject Abolicionismo pt_BR
dc.subject Identidade racial pt_BR
dc.title Percepções sobre raça nos debates abolicionistas no Brasil (1870-1888) pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract No estudo dos debates sobre a Lei do Ventre Livre (1871) e dos que levaram à Lei Áurea (1888), o uso da raça se apresenta complicado e revelador. Complicado porque, como muitos de nós nos demos conta há tempos, raça no passado (e com frequência ainda hoje) quase sempre se confundia com status socioeconômico e, por causa disso, a identidade racial era em geral desdenhada. No Brasil do século XIX, a palavra negro era compreendida como significando escravo. O uso é revelador porque, quando a distinção racial é diretamente mencionada, é rejeitada enquanto questão legítima (nos debates de 1871) ou abraçada enquanto tal (nos debates dos anos 1880). A razão para a diferença é tática. Em 1871, o debate ficou em geral confinado ao Parlamento e a mobilização política em torno de linhas raciais não era desejada por nenhum dos lados. Nos anos 1880, o abolicionismo tinha se tornado um movimento popular e a mobilização política em torno de linhas raciais era cultivada pelos militantes. Em ambos os casos, no entanto, aceitava-se a ideia de que o racismo era estranho aos usos brasileiros ou a de que contradizia os interesses nacionais – ou ambas. Tanto em 1871 quanto na década de 1880, também é interessante observar que o Brasil era tido como uma nação de cor pt_BR


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