Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX

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dc.contributor.author Oliveira, Cláudia de
dc.date.accessioned 2021-09-12T00:41:56Z
dc.date.available 2021-09-12T00:41:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Cláudia de. Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.159-176, 2013 pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18013
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Colecionismo pt_BR
dc.subject Mecenato pt_BR
dc.subject Bahia pt_BR
dc.subject Século XIX pt_BR
dc.title Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX Cláudia de Oliveira Este artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que, portanto, expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX. pt_BR


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