Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

O joelho de Sarah Bernhardt: negociando a “respeitabilidade” feminina no palco carioca, 1880-1910

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dc.contributor.author Green, James N.
dc.date.accessioned 2021-09-13T18:54:53Z
dc.date.available 2021-09-13T18:54:53Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation GREEN, Janes N. O joelho de Sarah Bernhardt: negociando a “respeitabilidade” feminina no palco carioca, 1880-1910. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 8, n. 8, p.7-25, 2014 pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18022
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2014 pt_BR
dc.subject Sarah Bernhardt pt_BR
dc.subject Cinira Polonio pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Atrizes pt_BR
dc.subject Teatro no Rio de Janeiro pt_BR
dc.title O joelho de Sarah Bernhardt: negociando a “respeitabilidade” feminina no palco carioca, 1880-1910 pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Este artigo enfoca duas atrizes: a francesa Sarah Bernhardt, que se apresentou nos palcos do Rio de Janeiro duas vezes, durante o Segundo Reinado, e uma vez, durante a República, e a brasileira Cinira Polonio, artista famosa e empresária importante da Belle Époque carioca. Elas atuaram no teatro em um período de transição, no que diz respeito à inserção do sexo feminino nesse meio, e simbolizaram a “Nova Mulher” – termo muito em voga nos anos de 1890. Elas representaram e refletiram conflitos e questões sobre gênero e sobre o comportamento recomendado para as altas sociedades carioca e francesa. As suas experiências foram distintas das de suas empregadas, de costureiras e das atendentes que as serviam. No entanto, ao examinar as maneiras como essas duas mulheres negociaram as mudanças significativas de gênero nesse período, podemos entender como essas mudanças afetaram pessoas de outras classes sociais. pt_BR


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