Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil, 1923-1960

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dc.contributor.orientador Essus, Ana Maria Mauad De Sousa Andrade
dc.contributor.author Calabre, Lia
dc.date.accessioned 2015-09-30T17:56:46Z
dc.date.available 2015-09-30T17:56:46Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation Azevedo, L.C. No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil, 1923-1960.2002. 276 f. 1v.Tese (Doutorado em História) Curso de História da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2002. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/643
dc.description.resumo "A presente tese tem como principal objetivo a reconstituição do papel social cumprido pelo rádio no Brasil desde o seu surgimento, em 1923, até 1960, ou seja deseja resgatar as relações do rádio com o cotidiano, demonstrando sua participação direta e indireta nas mudanças e permanências vivenciadas pela sociedade brasileira nesse período. Alterando a rotina da casa, trazendo as “ultimas novidades” do mundo civilizado, o rádio interfere, chegando mesmo a reordenar o cotidiano de parte da sociedade brasileira. O rádio foi um veículo privilegiado no processo de formação e de divulgação de um novo estilo de vida, ligado às novas práticas culturais urbanas. A presença e o poder de interferência do rádio no cotidiano foram resgatados através da crítica especializada, dos periódicos publicados no período, dos depoimentos de diversos profissionais que atuaram no rádio brasileiro e da análise da programação de algumas emissoras. Dentro da diversidade da programação radiofônica, foram escolhidos para análise os anúncios publicitários, o jornalismo, as radionovelas, os programas de auditório e de calouros."
dc.language.iso Português pt_BR
dc.subject Rádio
dc.subject Radiodifusão
dc.subject Rádio - Popularização
dc.subject Radiojornalismo
dc.subject Rádio - Brasil
dc.title No tempo do rádio: radiodifusão e cotidiano no Brasil, 1923-1960 pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.contributor.banca Kornis, Mônica Almeida
dc.contributor.banca Gomes, Angela Maria de Castro
dc.contributor.banca Menezes, Lená Medeiros de
dc.contributor.banca Abreu, Alzira Alves de
dc.contributor.banca Essus, Ana Maria Mauad De Sousa Andrade
dc.description.abstract Since its introduction in daily life, about the twenties, the radio has been changing daily routines, molding tastes and bringing the last news from the civilized world to inside home. The radio is considered a powerful media which influence was decisive to frame the daily life of a great part of Brazilian society during the twentieth century. The main propose of this research is to develop a social history of Brazilian radio between 1923 and 1960, through different types of historical sources such as: specialized magazines, oral accounts and the radio-programming grid. In this approach is considered the role played by this medium in the organization of urban culture in Brazilian contemporary society by analyzing the organization of radio broadcasting, radio journalism and the popular shows.
dc.description.résumé Dans cette thèse on vise à reconstituer le rôle social joué par la radio au Brésil depuis son apparition, en 1923, jusqu’en 1960, c’est-à dire retrouver les relations de la radio avec la vie quotidienne, en montrant sa participation directe et indirecte aux changements et aux états vécus par la société brésilienne pendant cette période. Tout en changeant la routine domestique, en apportant les “dernières nouveautés” du monde civilisé, la radio a exercé une grande influence, façonnant de nouvelles formes au quotidien d’une large part de la société brésilienne. La radio a été un véhicule privilégié dans le processus de formation et de diffusion d’un style de vie associé aux nouvelles pratiques culturelles urbaines. La présence et l’influence de la radio sur la vie quotidienne ont été étudiées par le moyen de la critique spécialisée, des périodiques publiés à l’époque, des témoignages de plusieurs gens de radio ainsi que de l’examen du programme de certaines radios. Parmi la diversité des émissions radiophoniques, on a choisi d’analyser les annonces publicitaires, les informations, les feuilletons, les émissions de variétés avec la participation de public et les concours de chansons.


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