Show simple item record

dc.contributor.orientador Prof. Dr. Antonio Herculano Lopes pt_BR
dc.contributor.author Vasconcelos, Liana
dc.date.accessioned 2018-05-10T18:14:23Z
dc.date.available 2018-05-10T18:14:23Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation Vasconcelos, Liana pt_BR
dc.identifier.uri http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/20.500.11997/7162
dc.description.resumo A dança é uma arte efêmera, no momento em que ela se realiza ela também se desfaz, ficando presente somente na memória de quem a presenciou. Este trabalho objetiva pesquisar como e por que é importante preservar a memória e a história da dança, detalhando suas formas existentes de registro, mapeando os seus acervos no Brasil e no exterior, refletindo sobre como se estabelece a transmissão de seu conhecimento para as gerações futuras e considerando o corpo do bailarino como o principal lugar de memória dessa arte. Propõe ainda a criação de um museu da dança no Brasil, cujo objetivo seria o de preservar e disponibilizar todas as formas de registros materiais da dança e principalmente o de reconhecer e integrar os corpos dançantes como as principais peças de seu acervo. Um museu da dança no Brasil seria uma alavanca transformadora e mais do que necessária para a nossa arte. pt_BR
dc.language.iso Português pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018 pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Legado pt_BR
dc.subject Museu pt_BR
dc.title Um museu da dança no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.banca Lopes, Antonio Herculano (orientador) pt_BR
dc.contributor.banca Süssekind, Maria Flora (FCRB)
dc.contributor.banca Silva Junior, Paulo Melgaço da (FAETEC/RJ e Faculdade Gama e Souza)
dc.degree.instituicao Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.degree.level Mestra em memória e acervos pt_BR
dc.degree.data 2018-02-19
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.description.abstract Dance is an ephemeral art, for it vanishes the moment after it happens, remaining present only in the memory of those who witnessed it. This work aims to investigate how and why it is important to preserve the memory and history of dance, detailing their existing forms of recording, mapping their collections in Brazil and abroad, considering how to establish the transmission of their knowledge to the future generations and seeing the body of the dancer as the main memory place of this art. It also proposes the creation of the Museum of Dance in Brazil, and its objective would be to preserve and make available all forms of material records of dance, and especially to approach and integrate the dancing bodies as the main pieces of its collection. A Museum of Dance in Brazil would be a transforming lever and more than necessary for our art. pt_BR
dc.degree.programa Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account