Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11997/7222
Title: A encadernação contemporânea e sua relação com a conservação
Authors: Sol Rébora
Keywords: Encadernação;Conservação
Issue Date: 10-May-2017
Publisher: Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017.
Abstract: No processo de criação de uma encadernação com desenho contemporâneo, com critério de conservação, a escolha de estruturas e recursos técnicos são o ponto de partida. Somam-se a eles certas condições práticas indispensáveis em função de resguardar o critério estético do livro, que desde sua edição está acompanhado por um pensamento de forma e cor baseado no texto. Na encadernação contemporânea, aparece uma linha de trabalho sumamente relacionada com o mundo da conservação, a “encadernação contemporânea para livros antigos”. Novos conceitos que abrem uma proposta de trabalho séria e responsável, integrando conhecimento técnico e criatividade, articulando duas áreas que investigam e trabalham em função do livro.
Description: A série Memória & Informação apresenta a palestra “A encadernação contemporânea e sua relação com a conservação”, ministrada pela designer de encadernação Sol Rébora.
Sol Rébora tem mais de 20 anos de experiência como encadernadora. Se especializou em designer de encadernação estudando com grandes mestres no Canadá, Estados Unidos, França e Suíça. Ganhou vários prêmios por seu trabalho, sendo o mais recente o primeiro prêmio na categoria “Set” da competição “OPEN-SET”, da American Academy of Bookbinding em 2016. Seu trabalho forma parte de muitas coleções privadas e públicas. Sócia do estúdio Rébora, localizado em Buenos Aires, Argentina.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11997/7222
Appears in Collections:Memória & Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.