Centro de Pesquisa

Logo
A partir de 1952, formou-se na Fundação Casa de Rui Barbosa um núcleo de pesquisadores cujos trabalhos focalizaram inicialmente a vida de Rui Barbosa e seu tempo e sobretudo para promover a publicação das Obras Completas de Rui Barbosa. As pesquisas desenvolvidas abordam questões de Direito, Filologia e História. Recentemente passou a dedicar-se também a estudos e pesquisas sobre políticas públicas de cultura. Os resultados dessas pesquisas chegam ao público através de publicações, exposições e encontros acadêmicos, com ampla participação da comunidade científica nas áreas enfocadas.

Browse

Sub-communities within this community

Logo

Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão

A Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão – FCRB tem por principal objetivo a formação de um centro de excelência, de um polo avançado de estudos no campo das políticas culturais e da gestão, em torno do qual possa ser articulada uma rede de pesquisadores, contribuindo com os processos de disseminação de conhecimento e consequente formação qualificada e atualizada de profissionais que atuam no campo.

Cátedra Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) foi implementada em 2003 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), resultado da cooperação entre centros universitários nacionais e o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Logo

Coleções Rui Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa agrupa suas publicações em coleções temáticas com o intuito de facilitar a divulgação e criar vínculos com o público-alvo. A mais importante delas é Obras Completas de Rui Barbosa, um projeto editorial de fôlego, já com 137 tomos publicados. A coleção Papéis Avulsos reúne produtos parciais de pesquisas em andamento.

Logo

Editoração

A partir de 1942, a Casa de Rui Barbosa passou a editar livros. Desde então, já foram publicados mais de 700 títulos, em co-edição ou isoladamente, que se encontram relacionadas no Catálogo de publicações da FCRB, 2ª. edição. 2002 (pdf, 317 Kb).

Logo

Grupos de Pesquisa

Grupos de estudo da PCRB em parceria com outras instituições externas

Logo

IRBaec Instituto Rui Barbosa de altos estudos em cultura

O Instituto Rui Barbosa de altos estudos em cultura foi criado pelo decreto no 2222 em dezembro de 2018, tendo como objetivo propagar o legado deixado por Rui Barbosa aos brasileiros. Etc e tal....

Logo

Pesquisa em Direito

A Fundação Casa de Rui Barbosa agrupa suas publicações em coleções temáticas com o intuito de facilitar a divulgação e criar vínculos com o público-alvo. A mais importante delas é Obras Completas de Rui Barbosa, um projeto editorial de fôlego, já com 137 tomos publicados. A coleção Papéis Avulsos reúne produtos parciais de pesquisas em andamento.

Logo

Pesquisa em Filologia

O Vocabulário histórico-cronológico do português medieval, projeto do lexicógrafo Antônio Geraldo da Cunha, começou a ser elaborado no Setor de Filologia em janeiro de 1979. É o primeiro levantamento exaustivo do léxico da língua portuguesa nos séculos XIII, XIV e XV, coletado em cerca de cem obras medievais. Versões intermediárias parciais da obra foram publicadas em 1984, 1986 e 1994.

Logo

Pesquisa em História

Os estudos históricos da Fundação Casa de Rui Barbosa se voltam para a história do Brasil, no período da Monarquia e da República Velha. Iniciados de forma sistemática em 1976, com a criação do então Centro de Estudos Históricos, sua ênfase temática tem variado ao longo do tempo, já tendo privilegiado a história econômica e de empresas, os movimentos sociais e a luta pela cidadania.

Pesquisa em Políticas Culturais

Os estudos de políticas culturais cresceram significativamente na última década, reflexo de novos olhares sobre os saberes e fazeres culturais. Desde 2002, a Fundação Casa de Rui Barbosa tem buscado contribuir para a consolidação do campo de estudos nesta área e, em especial, sobre políticas públicas de cultura, desenvolvidos pelo Serviço de Pesquisa de Política e Cultura Comparadas.

Logo

Pesquisa Ruiano ou Pesquisas Ruianas

Os estudos ruianos são voltados, prioritariamente, para a edição das Obras Completas de Rui Barbosa. A Coleção, que já conta com 137 tomos publicados, engloba os trabalhos de Rui em suas diferentes esferas de atuação: como jurista, político e jornalista.Além das Obras Completas, são preparadas outras edições sobre Rui, como as das coleções Obras avulsas, das Obras sobre Rui e de seu Arquivo.