Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11997/897
Title: Um poeta erudito: Sebastião Uchoa Leite traduz François Villon
Authors: Guimarães, Júlio Castañon
Issue Date: 2000
Publisher: [Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, [2000?]
Citation: GUIMARÃES, Júlio Castañon. Um poeta erudito: Sebastião Uchoa Leite traduz François Villon. [Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, [2000?]
Abstract: "EM UMA CONFERÊNCIA DE 1937 sobre "Villon e Verlaine", Valéry adverte mais de uma vez sobre os problemas das aproximações entre vida e obra. A certa altura diz: "Acrescento que o sistema Villon e Verlaine, essa relação aparente e sedutora de dois seres excepcionais com que vou entretê-los, embora capaz de sustentar-se e fortificar-se bastante por certos traços biográficos, enfraquece-se ou desloca-se em sentido contrário se quisermos aproximar as obras como se faz com os homens". Apesar da ressalva, as aproximações entre vida e obra dos dois escritores estão presentes na conferência, o que ressalta de observações como "A vida de François Villon é, como sua obra, bastante tenebrosa em todos os sentidos dessa palavra."
Description: " Publicado, com pequenas alterações, no Jornal de Resenhas, Folha de S. Paulo, 11 de novembro de 2000, como resenha do livro Poesia, de François Villon. Organização e tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Edusp, 2000."
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11997/897
Appears in Collections:PF - Outras publicações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.