Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Mônica
dc.contributor.author Soares, Antonia
dc.date.accessioned 2019-03-19T21:31:59Z
dc.date.available 2019-03-19T21:31:59Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MACHADO, Monica; SOARES, Antonia. Ativação e consumo digital no Museu de Favela. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n 1, p. 51-65, jan./jun. 2018. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/8994
dc.description.resumo Este artigo objetiva investigar o engajamento digital no Museu de Favela, na comunidade do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro. O campo conceitual é a Antropologia digital, compreendida na Inglaterra como subdisciplina da Antropologia por Horst e Miller (2012). Os autores salientam que o ativismo digital é um sistema de mediação cultural, associado às experiências culturais precedentes. A análise é também orientada por Geismar (2012), que define o digital no contexto dos museus, compreendendo-o como parte de uma longa história de seleção, classificação e representação da humanidade e da cultura material. O debate se desdobra para o estudo de como as memórias pessoais, coletivas e culturais são reeditadas na linguagem digital do Museu de Favela. Compreendemos que as cosmologias são singulares em cada contexto cultural específico, por isso investimos em um estudo de caso que reflita como a concepção de um museu social é partilhada e consumida nas redes e plataformas digitais.
dc.language.iso Português pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018. pt_BR
dc.subject Museu de Favela pt_BR
dc.subject Digital e museu pt_BR
dc.subject Ativismo digital pt_BR
dc.title Ativação e consumo digital no Museu de Favela pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR
dc.description.abstract This article is based on the study of digital engagement in the Favela Museum, Cantagalo, Pavão, Pavaozinho in Rio de Janeiro. The conceptual frame is the digital anthropology coined as a sub-discipline by Horst and Miller (2012) which highlights that digital activism can be seen as a socio-cultural mediation system. The arguments is also guided by Geismar (2012) who defines digital engagement in the museum context. She argues that the emergence of digital technologies is part of a long-standing trajectory of networking, classifying and forging representations of human being and material culture. The debate about personal memories, collective or culture memories can be highlighted for different contemporary issues. In each local digital culture, technology plays a different role. For this reason, it is important to understand, as a case study, first the context of the Favela Museum and how they share their thoughts and lifestyle in social media system. pt_BR
dc.subject.en Favela Museum
dc.subject.en Digital and museum
dc.subject.en Digital Activism


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account