Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11997/904
Title: Os Estudos de Imigração: sobre algumas implicações políticas do método
Authors: Gomes, Charles P.
Keywords: Imigração;Crescimento demográfico;Imigrante;Política de imigração
Issue Date: 2005
Publisher: [Rio de janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2005?]
Citation: GOMES, C. P. ; Os Estudos de Imigração: sobre algumas implicações políticas do método. In: Helion Povoa Neto & Ademir Pacelli Ferreira. (Org.). Cruzando Fronteiras Disciplinares: Panorama dos Estudos Migratórios. Rio de Janeiro: Revan, 2005, p. 275-296.
Abstract: "UMA GRANDE PARTE DOS ESTUDOS SOBRE MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS está direcionada para análises demográficas, econômicas e sociológicas. Os modelos de explicação causal se concentram exclusivamente nos efeitos que as flutuações do mercado de trabalho, as taxas de crescimento demográfico e a criação de redes sociais trazem para a variação das taxas de imigração. A variável determinante através da qual os economistas explicam a imigração é a disparidade de renda entre os países menos desenvolvidos do Sul e os do Norte, mais desenvolvidos. Segundo a lógica do cálculo utilitário, os benefícios da imigração pesam mais que os custos de transporte, de habitação e de adaptação que ela implica. O crescimento demográfico desempenha também um papel importante na medida em que contribui para manter uma renda mais baixa nas regiões mais populosas do mundo, enquanto nas regiões onde o crescimento demográfico é baixo, até mesmo negativo, a renda se mantém mais alta."
Description: "Texto retirado de Cruzando Fronteiras Disciplinares: Panorama dos estudos migratórios, de Helio Povoa Neto e Ademir Pacelli Ferreira"
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11997/904
Appears in Collections:PD - Capítulos de livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.