DSPACE | PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) O que são repositórios?

Repositórios são sistemas de informação em um ambiente digital voltado ao armazenamento, preservação e difusão da produção intelectual de uma instituição.

2) O que é o RUBI?

O RUBI, Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, é um produto da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), para dar visibilidade aos Acervos Memoriais e Institucionais da FCRB.

3) Por que o nome RUBI?

RUBI é a denominação de Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, que remete a pedra preciosa símbolo do ofício do advogado, uma das mais significativas facetas e atuações juristas de Rui Barbosa, patrono da Fundação e um dos advogados mais renomados da história do Brasil.

4) Quais são os navegadores compatíveis com o RUBI?

O RUBI é compatível com os seguintes browsers: Mozilla Firefox 13.1 ou superior, Google Chrome e Internet Explorer 8.0 ou superior.

5) O que é a plataforma DSpace?

O DSpace que é uma plataforma Open Source, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pelos Laboratórios Hewlett-Packard Company, criada para atender a uma nova demanda de gerenciamento da produção digital, voltado para as informações científicas, especialmente as produzidas pelas instituições de pesquisa. Esta plataforma permite que os utilizadores possam depositar a informação relativa às suas publicações científicas, nomeadamente os metadados associados à publicação e os arquivos digitais com o conteúdo das mesmas. Tem ainda a particularidade de atribuir a cada um destes arquivos um endereço url persistente e único que poderá ser utilizado nas citações ao arquivo.

6) Quais são os objetivos do RUBI?

Possibilitar, de forma integrada, a gestão, visibilidade e divulgação de documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, bem como a produção intelectual técnico-científica da FCRB, reunindo-as num único meio digital.

7) Quais documentos são disponibilizados no RUBI?

No RUBI você encontrará uma ampla gama de documentos, tais como: Artigos de periódicos; Capítulos de livros; Convites virtuais; Dissertações; Documentos arquivísticos; Folhetos raros; Fotografias; Literatura de cordel; Livros; Livros raros; Manuais e Procedimentos Técnicos; Obras de Rui; Obras sobre Rui; Objetos de iluminação elétrica; Objetos museológicos; Processos; Relatórios de pesquisa; Sites; Som e vídeos; Teses; Trabalhos apresentados em eventos.

8)Como está organizado o RUBI?

O RUBI está dividido em:

Os Acervos memoriais, compostos por obras selecionadas pelo Arquivo Histórico, Arquivo Museu de Literatura Brasileira, Bibliotecas (Rui Barbosa, São Clemente, Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti) e o Museu-Casa, que compõem o Centro de Memória e Informação (CMI) da FCRB.
Acervos Institucionais formados pela Produção Intelectual da FCRB disponibilizando diversos tipos de documentos (artigos, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, entre outros) produzidos pelos servidores, colaboradores e/ou bolsistas vinculados à FCRB.
Além desses acervos o RUBI também é constituído pelos “Eventos e Sites temáticos”, estes promovidos pela Fundação, bem como as “Publicações da FCRB” compostas por edições lançadas pela Fundação que abrangem um largo espectro de interesses intelectuais.

9) Como posso encontrar a informação que pretendo?

Você pode encontrar maiores detalhes no link Ajuda

10) Para consultar o RUBI é necessário ser cadastrado?

Qualquer pessoa com acesso à Internet pode ter acesso aos documentos depositados no RUBI.

11) Quais as vantagens de estar registrado?

Com o cadastro, você poderá se inscrever para receber notificações sobre os novos documentos que forem adicionados ao Repositório de acordo com seu interesse.

12) Quem pode se cadastrar no RUBI?

Qualquer pessoa com acesso à Internet pode se cadastrar no Repositório.

13) Como posso fazer meu cadastro?

Para se cadastrar clique no link cadastra-se, informe seu endereço de e-mail e siga as instruções apresentadas na página.

14) O que é feed RSS?

São consolidadores que fornecem atualizações de diferentes coleções. Eles chegam em intervalos periódicos e aparecem no leitor RSS, no qual talvez você já gerencie assinaturas referentes a outros tipos de informações.

15) É necessário instalar algum plugin para que o feed RSS funcione?

Nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox o usuário deverá instalar o plugin RSS Feed Reader que permitirá o funcionamento do RSS nesses browsers.

16) Posso ser avisado sempre que um novo documento for adicionado a uma coleção?

Sim. Os usuários cadastrados no RUBI podem receber alertas por e-mail, quando novos documentos são adicionados. Não há limite de número de coleções inscritas.

17) Qual a diferença entre depositar e disponibilizar?

No âmbito dos repositórios institucionais depositar significa registrar um determinado documento no Repositório, assim as suas descrições ficam associadas ao próprio documento em formato digital (que pode ser constituído por um ou mais arquivos).
Disponibilizar refere-se ao tipo de acesso que se pretende dar ao referido documento. Podemos disponibilizar os documentos em acesso livre, em acesso restrito temporário ou em acesso restrito permanente. Assim, depositar um documento no Repositório não quer dizer que o mesmo fique disponível em acesso livre.

18) O que é acesso aberto? E acesso restrito?

No Repositório, as expressões "Acesso aberto" e "Acesso restrito" são utilizadas para indicar se um documento está ou não disponível a qualquer pessoa.
Acesso aberto: não é necessário qualquer cadastro ou assinatura para acessar o texto completo do documento na página do publicador.
Acesso restrito: é necessário cadastro ou assinatura para acessar o texto completo do documento na página do publicador.
Todos os documentos que estão disponíveis em texto completo no RUBI podem ser acessados e baixados por qualquer pessoa, exceto alguns documentos cujo acesso ao texto completo está restrito durante um período definido (período de embargo).

19) Encontrei um erro no RUBI. O que devo fazer?

Caso tenha encontrado qualquer erro no Repositório, por favor, comunique-nos pelo e-mail rubi@rb.gov.br.

20) Com quem posso entrar em contato para obter outras informações ou em caso de dúvidas?

Para obter outras informações sobre o Repositório, entre em contato com a Equipe Técnica pelo e-mail rubi@rb.gov.br.

21) Como devo proceder para disponibilizar meus artigos no RUBI?

Atualmente, todos os documentos são inseridos apenas pela Equipe Técnica responsável por essa atividade.

22) Posso publicar no RUBI?

O Repositório não edita e não publica qualquer documento, apenas disponibiliza documentos referentes às coleções da FCRB e dos Servidores, colaboradores e/ou bolsistas vinculados à FCRB.

23) Quem tem acesso aos documentos disponibilizados no RUBI?

O Repositório participa no movimento internacional para o acesso aberto à produção científica. A única restrição se aplica a alguns documentos cujo acesso ao texto completo está restrito durante um período definido pelo autor (período de embargo).