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Política Cultural e patrimonialização da Casa da Cultura - Recife/ PE

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dc.contributor.author MARANHÃO, Ana Paula Barradas
dc.date.accessioned 2020-06-09T20:37:17Z
dc.date.available 2020-06-09T20:37:17Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/16637
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Patrimonialização pt_BR
dc.subject Política Cultural pt_BR
dc.subject Políticas Culturais pt_BR
dc.subject Casa da Cultura pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.title Política Cultural e patrimonialização da Casa da Cultura - Recife/ PE pt_BR
dc.title.alternative O desafio da aplicabilidade pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como eixo a investigação do processo de patrimonialização e as políticas culturais da Casa da Cultura, localizada na cidade do Recife. Sua administração é exercida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Cabe registrar o ineditismo deste trabalho, pois, até onde foi pesquisado, nada foi encontrado acerca de análises acadêmicas, sob o prisma da Gestão Pública. Do ponto de vista teórico sobre patrimônio, foram basilares as concepções de Barreto (2000), Choay (2006), Fonseca (2005) e Funari & Pelegrini (2009); quanto à historicidade do processo de patrimonialização: Choay (2006) e Fonseca (2005); para compreensão e sistematização do levantamento dos bens patrimonializados no Brasil: Fonseca (2005) e IPHAN (2009); para as reflexões sobre os siguinificados de identidade e memória: Burity (2002), Castells (2002), Funari & Pinsky (2002), Geertz (1989), Le Goff (2003) e Montenegro (1992); sobre educação e educação patrimonial: Brandão (1995), Freire (2003) e Horta, Grunberg e Monteiro (1999); para o entendimento das políticas culturais: Brant (2009), Brasil (2007), Calabre (2010) e FUNDARPE (2010). Sobre o surgimento das prisões modernas, tanto na América Latina como no Brasil: Maia (2009), Misciasci (2010) e Perrot (1988) e Aguirre (2009); sobre a casa de Detenção do Recife: FUNDARPE (2010). Metodologicamente, a dissertação está embasada na taxionomia apresentada por Vergara (2000). Quanto aos fins, ela é exploratória e descritiva e, quanto aos meios, é bibliográfica, documental e de campo. Os diversos atores envolvidos neste processo foram entrevistados e questionados como a esfera pública “vende” a Casa da Cultura e como os turistas, os comerciantes e a comunidade local “veem” a mesma. Os resultados comprovam que a Casa da Cultura é vista como um centro de venda de artesanatos (que provém das mais diversas regiões), ou seja, nem o artesanato vendido é em sua totalidade pernambucano. No decorrer do processo de investigação, foram analisadas e confrontadas as proposições da FUNDARPE e a sua atuação prática, com relação ao bem cultural e foi constatado que esta política não está sendo posta em prática na Casa da Cultura. pt_BR


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Teses, dissertações e monografias
    Estudos acadêmicos em formato de teses, dissertações e monografias que tenham como eixo central políticas culturais e/ou gestão da cultura.

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