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Políticas Culturais e práticas pedagógicas na escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Prof. Monteiro de Moraes - Fortaleza (2007 a 2010)

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dc.contributor.author LEAL, Garaciara Barros
dc.date.accessioned 2020-06-09T20:52:04Z
dc.date.available 2020-06-09T20:52:04Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/16641
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Política Cultural pt_BR
dc.subject Políticas Culturais pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title Políticas Culturais e práticas pedagógicas na escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Prof. Monteiro de Moraes - Fortaleza (2007 a 2010) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação resulta de estudo de caso único realizado na EMEIF Prof. Monteiro de Moraes, em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Brasil, e busca compreender se há relação entre as políticas culturais e as práticas pedagógicas dos professores. A pergunta que orienta e conduz a investigação indaga se há relação entre as políticas culturais propostas pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, no período 2007 a 2010, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da escola. Com base neste ponto foi definido o objetivo geral da pesquisa: investigar como as políticas culturais de Fortaleza, no período de 2007 a 2010, foram estabelecidas, desenvolvidas, modificadas e avaliadas no contexto da EMEIF Prof. Monteiro de Moraes; e os específicos decorrem do geral: identificar os processos de elaboração das políticas públicas de cultura e de educação para a cidade de Fortaleza; conhecer as políticas culturais de Fortaleza, no período 2007 a 2010; observar se as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da escola investigada privilegiam as políticas culturais formuladas para Fortaleza propostas no período entre 2007 a 2010 e compreender como as políticas culturais e educacionais se articulam. O texto traz na sua abertura a identidade que se guarda com a temática e a crença que se alimenta a possibilidade de uma escola pública de qualidade trazer também os motivos que levaram à constituição do PT como agremiação política e a intenção deste Partido em conduzir a transformação da sociedade. No decorrer do estudo refletiu-se teoricamente acerca das temáticas cultura, política e políticas culturais, fundamentando-se em conceitos formulados por alguns pesquisadores especialistas. Para introduzir as políticas culturais, descreve-se em breve histórico a constituição dessas políticas em um recorte temporal do governo Geisel ao governo Lula. Com suporte neste estudo, introduz-se o debate promovido pelas três conferências municipais de cultura, realizadas em Fortaleza, relacionando-as com o Plano Nacional de Cultura: diretrizes gerais – 2008, e o Plano Municipal de Educação de Fortaleza - 2007, elaborado para um período de dez anos. Nesse exercício, procura-se identificar as interfaces das políticas públicas de educação e cultura e os processos de consulta em que foram formuladas. Os resultados da pesquisa estão apresentados em gráficos, seguidos de análise qualitativa, resultante da aplicação dos vários instrumentos de coleta de dados.O estudo adentrou concepções pedagógicas críticas e as apresenta como possibilidades para a escola pública de Fortaleza comprometida com a transformação da sociedade. pt_BR


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  • Teses, dissertações e monografias
    Estudos acadêmicos em formato de teses, dissertações e monografias que tenham como eixo central políticas culturais e/ou gestão da cultura.

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