DSpace Repository

Cildo Meireles - Frederico Morais: sobre arte e crítica

Show simple item record

dc.contributor.orientador Flora Sussekind
dc.contributor.author Paiva, Stefania
dc.date.accessioned 2020-07-28T15:35:16Z
dc.date.available 2020-07-28T15:35:16Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation Paiva, Stefania
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/16654
dc.description.resumo O estudo discute a relação e os limites entre crítica de arte e produção artística, partindo da experiência do crítico Frederico Morais e do artista Cildo Meireles. Essa dissertação se desdobra em um produto em forma de livro, onde reúno uma seleção de textos e entrevistas realizadas por Frederico Morais nunca antes agrupados, assim como uma conversa atualizada com a participação de ambos. Com esse trabalho, busco contribuir para a discussão acerca da obra dos dois. A observância das trajetórias de Frederico Morais e de Cildo Meireles revela que a prática de um e outro esteve sempre em sintonia com as transformações da arte, conectadas a tendências mundiais. São produções sobretudo contemporâneas, que foram além do seu tempo e que conseguem traduzir ainda hoje diversas questões culturais, sociais e políticas.
dc.language.iso Português
dc.subject Arte contemporânea
dc.subject Crítica de arte
dc.subject Frederico Morais
dc.subject.other Frederico Morais
dc.subject.other Cildo Meireles
dc.subject.other Arte contemporânea
dc.subject.other Crítica de arte
dc.title Cildo Meireles - Frederico Morais: sobre arte e crítica pt_BR
dc.type Dissertação
dc.contributor.banca Sussekind, Flora (orientadora)
dc.contributor.banca Lopes, Antônio Herculano (FCRB)
dc.contributor.banca Venancio Filho, Paulo (EBA/UFRJ)
dc.degree.instituicao Fundação Casa de Rui Barbosa
dc.degree.level Mestra em memória e acervos
dc.degree.data 2020-05-20
dc.degree.local Rio de Janeiro (RJ)
dc.description.abstract The study discusses the relationship and limits between art criticism and artistic production, based on the experience of the critic Frederico Morais and the artist Cildo Meireles. This dissertation unfolds in a product in the form of a book, where I bring together a selection of texts and interviews carried out by Frederico Morais never grouped before , as well as an updated conversation with the participation of both. With this work, I seek to contribute to the discussion about their work. The observance of the trajectories of Frederico Morais and Cildo Meireles reveals that the practice of both was always in line with the transformations of art, connected to world trends. They are mainly contemporary productions, which went beyond their time and which manage to translate to this day several cultural, social and political issues.
dc.subject.en Contemporary art
dc.subject.en Art criticism
dc.degree.programa Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account