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dc.contributor.author Rocha, Roberto Ferreira da
dc.date.accessioned 2021-09-06T17:27:56Z
dc.date.available 2021-09-06T17:27:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18009
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Adaptação pt_BR
dc.subject Hipertextualidade pt_BR
dc.subject William Shakespeare (1564-1616) pt_BR
dc.title Cinema shakespeariano pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste ensaio é relacionar três filmes de três diretores cinematográficos com temas da dramaturgia shakespeariana, e, principalmente, as tragédias Hamlet (c. 1602) e Macbeth (c. 1606): A marca da maldade (Touch of evil), de Orson Welles (1958), Kagemusha, a sombra do samurai (Kagemusha), de Akira Kurosawa (1980) e Os deuses malditos (La cadutta degli dei), de Luchino Visconti (1969). Tais obras não são propriamente adaptações de Shakespeare, mas não deixam mesmo assim de estabelecer relações hipertextuais com sua obra. Essas relações referemse aos temas, à caracterização dos personagens e às estruturas dramáticas dos filmes. Dessa forma, pretende-se ampliar a pesquisa das relações entre literatura e cinema. O conceito de Gerard Genette de hipertextualidade (1982) é assumido aqui como quis seu criador, isto é, como característica universal da literariedade. pt_BR


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