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dc.contributor.author Vieira, Gisele Larrubia Berbereia de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-09-13T18:02:12Z
dc.date.available 2021-09-13T18:02:12Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation VIEIRA, Gisele Larrubia Berbereia de Oliveira. Barro humano e a modernidade carioca. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.285-320, 2013 pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18018
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Barro humano pt_BR
dc.subject O Cruzeiro pt_BR
dc.subject Cinearte pt_BR
dc.title Barro humano e a modernidade carioca pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste artigo foi investigar o cinema como produto da modernidade e sua repercussão na vida dos cariocas de finais da década de 1920. A pesquisa debateu sobre a disseminação, pelo cinema, de hábitos e costumes considerados “modernos” e analisou o enfoque da revista O Cruzeiro e Cinearte sobre o filme Barro humano como produto e produtor de modernidade. Os resultados mostram que as imagens modernas, elegidas pelo cinema e em especial em Barro humano, resultaram, consciente ou inconscientemente, para a memória cotidiana, na emergência de uma nova percepção de tempo e de novas experiências sociais. E que o grupo Cinearte destacou-se na contribuição para discussões de regras para área do cinema, assim como na mediação entre governo, produtores e público. pt_BR


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