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A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

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dc.contributor.author Ferreira, Shana dos Santos
dc.contributor.author Zattar, Marianna
dc.date.accessioned 2023-12-08T19:36:41Z
dc.date.available 2023-12-08T19:36:41Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation FERREIRA, Shana dos Santos; ZATTAR, Marianna. A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa. Memória e Informação, v. 2, n. 2, p. 76-90, 16 jan. 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18225
dc.description Resumo em inglês: This article presents a work that seeks to verify if there is a practice of Information Competence (CoInfo) in the training of tutorsand literacy teachers who participate in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) in the State of Rio de Janeiro. To do this, it takesas basis the notions of Competence in Information and Basic Education as a theoretical reference. It detailsthemethodological procedures as exploratory,applying a qualitative research approach, concerningeducational teaching of PNAIC. The workwasdeveloped with a questionnaire application for data collection technique in order to reach the objective of this work. Based on the data collected, it concludes that CoInfo is not aspecific or explicit practice within the actions of the PNAIC. However, it indicates that there are concerns about the critical information practice in the field of education. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Competência em Informação pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pt_BR
dc.title A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta um trabalho que procurou verificar se há prática de Competência em Informação (CoInfo) na formação dos orientadores de estudo e professores alfabetizadores que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, toma como base as noções de Competência em Informação e de Educação Básica como referencial teórico. Detalha os procedimentos metodológicos como exploratórios, a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa de campo no âmbito educacional do PNAIC,desenvolvido com a aplicação de questionário para técnica de coleta de dados de forma a alcançar o objetivo desta pesquisa. Conclui, diante da análise dos dados à luz do referencial teórico, que a CoInfo não é uma prática específica ou explícita dentro das ações do PNAIC. No entanto, indica que existem preocupações com relação à prática informacional crítica neste campo da educação. pt_BR


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