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dc.contributor.author | Galvão, Walnice Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-10T01:15:32Z | |
dc.date.available | 2023-12-10T01:15:32Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Walnice Nogueira. As “vírgulas vagabundas” de Euclides da Cunha: depoimento sobre a edição crítica de Os sertões. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 11, n. 11, p.07-12, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-3532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18229 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017 | pt_BR |
dc.subject | Ecdótica | pt_BR |
dc.subject | Estilo | pt_BR |
dc.subject | Modernistas | pt_BR |
dc.subject | Substituição | pt_BR |
dc.subject | Eco | pt_BR |
dc.title | As “vírgulas vagabundas” de Euclides da Cunha: depoimento sobre a edição crítica de Os sertões | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | A edição crítica de Os sertões revelou-se rica de ilações sobre o estilo de Euclides da Cunha. Montaram a 10 mil as emendas nas três primeiras edições em vida, que ele corrigiu obsessivamente. Dessas emendas, a mais importante é a figura da substituição de palavras, que, ao contrário do que poderia parecer, não se faz aleatoriamente mas visando um efeito estilístico. O estudo do conjunto das emendas lança luz sobre uma concepção da escrita. | pt_BR |