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As “vírgulas vagabundas” de Euclides da Cunha: depoimento sobre a edição crítica de Os sertões

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dc.contributor.author Galvão, Walnice Nogueira
dc.date.accessioned 2023-12-10T01:15:32Z
dc.date.available 2023-12-10T01:15:32Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation GALVÃO, Walnice Nogueira. As “vírgulas vagabundas” de Euclides da Cunha: depoimento sobre a edição crítica de Os sertões. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 11, n. 11, p.07-12, 2017 pt_BR
dc.identifier.issn 2448-3532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18229
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017 pt_BR
dc.subject Ecdótica pt_BR
dc.subject Estilo pt_BR
dc.subject Modernistas pt_BR
dc.subject Substituição pt_BR
dc.subject Eco pt_BR
dc.title As “vírgulas vagabundas” de Euclides da Cunha: depoimento sobre a edição crítica de Os sertões pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract A edição crítica de Os sertões revelou-se rica de ilações sobre o estilo de Euclides da Cunha. Montaram a 10 mil as emendas nas três primeiras edições em vida, que ele corrigiu obsessivamente. Dessas emendas, a mais importante é a figura da substituição de palavras, que, ao contrário do que poderia parecer, não se faz aleatoriamente mas visando um efeito estilístico. O estudo do conjunto das emendas lança luz sobre uma concepção da escrita. pt_BR


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