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Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos

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dc.contributor.author Nery, Aline Silva Dejosi
dc.contributor.author Pinto, Sabrine Lino
dc.contributor.author Malick, Chreiva Magalhães
dc.contributor.author Vermelho, Sônia Cristina
dc.date.accessioned 2023-12-27T20:15:51Z
dc.date.available 2023-12-27T20:15:51Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation NERY, Aline Silva Dejosi; PINTO, Sabrine Lino; MALICK, Chreiva Magalhães; VERMELHO, Sônia Cristina. Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos. Memória e Informação, v. 3, n. 1, p. 84-98, 4 jul. 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18242
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.subject Sala de Leitura pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos pt_BR
dc.title.alternative Science teaching strategies through Facebook and the library in a school context in Manguinhos pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho buscamos abordar a possibilidade da aplicação de dois distintos recursos pedagógicos em uma escola pública municipal localizada no bairro de Manguinhos, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro recurso se refere à utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para as aulas de ciências, enquanto o segundo recurso diz respeito às mediações pedagógicas realizadas por professores e pela bibliotecária na sala de leitura (biblioteca escolar), considerada como espaço potencial de articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula do ensino fundamental, visando à promoção de experiências educativas para a construção do conhecimento científico. Metodologicamente, o estudo é de cunho qualitativo e fundamentado na pesquisa participante. Tal ação foi realizada nas turmas dos turnos da manhã e da tarde e deu-se por meio de um questionário, com perguntas referentes aos recursos utilizados, com o objetivo de levantar dados. Os resultados preliminares encontrados constataram que os recursos tanto da rede social quanto da sala de leitura, além de serem aprovados pelos alunos, servem como um potencial educacional para os professores em suas práticas pedagógicas, além de fomentar uma melhor atuação profissional e contribuir para a reflexão crítica no que diz respeito aos métodos disciplinares adotados. pt_BR


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