DSpace Repository

O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Isabelle
dc.contributor.author Marques, Debora
dc.date.accessioned 2024-01-11T20:20:30Z
dc.date.available 2024-01-11T20:20:30Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SILVA, Isabelle; MARQUES, Debora. O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial. Memória e Informação, v. 4, n. 2, p. 276-287, 30 dez. 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18276
dc.description.sponsorship Licencianda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: isabelle.silva@edu.unirio.br / Bacharelanda em Biblioteconomia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). E-mail: debora.marquesdbr@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Preservação pt_BR
dc.subject Conservação Preventiva pt_BR
dc.subject Educação Patrimonial pt_BR
dc.title O uso de jogos a favor da conservação bibliográfica: uma proposta de preservação através da educação patrimonial pt_BR
dc.title.alternative The use of games for bibliographical conservation: a preservation proposal through heritage education pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta a importância da discussão sobre Educação Patrimonial a fim de tratar sobre a Conservação Preventiva em bibliotecas. Discute brevemente sobre o ensino de Educação Patrimonial ainda na graduação de bibliotecários e licenciados em Biblioteconomia. Sugere a adoção de campanhas de preservação que destaquem o livro como pertencentes da cultura do usuário e que desenvolva a sensibilidade e a consciência dos educandos e dos cidadãos para a importância da preservação desse bem cultural. E propõe uma atividade lúdica, baseada em jogos de tabuleiro para instruir os usuários de uma biblioteca universitária. Concluindo que Educação Patrimonial mostra ser um tópico importante a ser adicionado nos debates sobre Conservação Preventiva, sendo indispensável na formação do estudante de Biblioteconomia. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account