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Perspectivas feministas no romance Orlando e no ensaio Um teto todo seu de Virginia Woolf: ideias que navegam em textos

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dc.contributor.author Pinho, Davi
dc.contributor.author Nogueira, Nícea Helena de Almeida
dc.date.accessioned 2024-01-24T19:54:53Z
dc.date.available 2024-01-24T19:54:53Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation PINHO, Davi; NOGUEIRA, Nícea Helena de Almeida. Perspectivas feministas no romance Orlando e no ensaio Um teto todo seu de Virginia Woolf: ideias que navegam em textos. Memória e Informação, v. 6, n. 2, p. 115-136, 2 jan. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2594-7095
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18340
dc.description.sponsorship ORCID: 0000-0003-3438-1895. Professor Associado de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ) e do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/FAPERJ).E-mail: davifpinho@gmail.com / ORCID: 0000-0003-0935-9987. Professora Associada de Inglês e Literaturas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-doutora em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ .Sob a supervisão da Profa. Eliane Vasconcellos e Pós-doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa no PPG Letras da UERJ, sob a supervisão do Prof. Dr. Davi Pinho. E-mail: nicea.nogueira@ufjf.br pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Virginia Woolf pt_BR
dc.subject Romance pt_BR
dc.subject Ensaio pt_BR
dc.subject Autoria feminina pt_BR
dc.subject Androginia pt_BR
dc.title Perspectivas feministas no romance Orlando e no ensaio Um teto todo seu de Virginia Woolf: ideias que navegam em textos pt_BR
dc.title.alternative Feminist perspectives on the novel Orlando and on the essay a room of one’s own by Virginia Woolf: ideas that flow in texts pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Escritos entre 1927 e 1929, o romance Orlando: uma biografia e o ensaio Um teto todo seu, ambos de Virginia Woolf, apresentam várias sobreposições na forma e no conteúdo que revelam uma linha de pensamento em comum sobre as suas perspectivas feministas. As mesmas técnicas narrativas paródia, ironia e o jogo metaficcional autoconsciente são utilizadas e os textos são similares quanto à temática e ao estilo. Neles, Woolf defende que o gênero é construído e não está ligado nem ao sexo e nem à identidade, o que reverbera nas discussões da crítica feminista atual. A estrutura do texto dividida em seis partes está presente no romance e no ensaio, assim como os personagens ficcionais que assumem a posição de narrador. A discussão sobre androginia no ensaio tem seu paralelo com as personagens andróginas no romance. A partir da crítica literária especializada na autora, os dois textos são revisitados na intenção de defender que, o longo de sua obra, as mesmas ideias percorrem textos distintos e consolidam o seu pensamento sobre as condições da produção artística de autoria feminina, ensejando, ao mesmo tempo, questionamentos ainda necessários sobre socializações de gênero. pt_BR


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