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Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil

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dc.contributor.author Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas
dc.date.accessioned 2024-05-14T18:52:55Z
dc.date.available 2024-05-14T18:52:55Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Maria Sofia Villas-Bôas. Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 5., 2010. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18426
dc.description.sponsorship Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães é doutora em Artes Cênicas, pesquisadora colaboradora do Memorial da Escola de Dança da UFBA e integra o grupo de pesquisa LaPac – Memória e Temporalidade CNP/UFBA. Atualmente é delegada suplente, representando o Nordeste, no Colegiado de Dança do CNPC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política cultural pt_BR
dc.subject Oficina Nacional da Dança Contemporânea pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.title Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract As ações da sociedade civil para garantir a inserção da dança no âmbito das políticas públicas para a cultura no Brasil constituem-se como verdadeiras “manobras de distensão” de nódulos estruturais que omitiram historicamente da sua conjuntura a dança, em sua diversidade, e, principalmente, a sua produção emergente, sua natureza experimental. Neste âmbito, destacamos, entre finais dos anos 70 e início dos 80, as ações de grupos independentes e da Universidade Federal da Bahia, através da Oficina Nacional de Dança Contemporânea. O texto aqui apresentado se constitui num garimpo de discursos e textos de profissionais, da imprensa e de instituições, a partir dos quais levantamos vestígios de ações que se voltaram para legitimar a dança em seu formato emergente e experimental e garantir a permanência de grupos e fazedores pt_BR


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