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A batalha é do conhecimento, a estratégia é sensível e a arma é a música

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dc.contributor.author Cavalcanti, Adriana de Holanda
dc.date.accessioned 2024-05-21T20:46:48Z
dc.date.available 2024-05-21T20:46:48Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation CAVALCANTI, Adriana de Holanda. A batalha é do conhecimento, a estratégia é sensível e a arma é a música. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014. mai. 07-09 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18507
dc.description.sponsorship Mestre em Psicologia pela UFF, Especialista em Comunicação e Saúde pela FIOCRUZ, Gestora da Rede Educação Griô/ Semente de Jurema, Pesquisadora do Laboratório Kitembo – Subjetividade e Cultura Afro- brasileira (Depto. Psicologia UFF), Coordenadora do projeto “Linguagens da Arte e Formação de Redes Colaborativas em Cultura e Saúde” (Convênio UFF-FIOCRUZ), Zeladora da Casa de Jurema-RJ, Brasil. Contato: adriana.edugrio@gmail.com pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política públicas pt_BR
dc.subject Saúde Coletiva pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Griot pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title A batalha é do conhecimento, a estratégia é sensível e a arma é a música pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O texto tece apontamentos iniciais sobre a importância da “música negra” como processo de educação, promoção de saúde coletiva e como forma de construção e comunicação comunitária na indicação da necessária percepção da convergência de linguagens artísticas na cultura de matriz afro-ameríndia e em processos de empoderamento coletivo que possam engendrar indicações de princípios para a construção de políticas públicas nos eixos saúde-educação. Destaca-se no texto a importância do legado africano através da palavra cantada inspirada nos griots, no qual destacamos como pontos de iniciais de reflexão a “batalha do conhecimento” do Mc Marechal, as estratégias sensíveis nos processos de comunicação indicadas pelo pesquisador Muniz Sodré e na música como resistência indicada na biografia do músico e ativista político nigeriano Fela Kuti. pt_BR


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