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O serviço nacional de teatro e a formação do balé brasileiro: Nacionalismo e modernismo nos palcos cariocas (1937-1945)

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dc.contributor.author Carloni, Karla
dc.date.accessioned 2024-06-08T21:55:53Z
dc.date.available 2024-06-08T21:55:53Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation CARLONI, Karla. O serviço nacional de teatro e a formação do balé brasileiro: Nacionalismo e modernismo nos palcos cariocas (1937-1945). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 4. : 2013. out. 16-18 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18624
dc.description.sponsorship Professora da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estácio de Sá. Pós-doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro sob supervisão do prof. Dr. Orlando de Barros. A pesquisa também está inserida em projeto financiado pela FAPERJ e coordenado pelo prof. Dr. Jorge Ferreira (UFF): “O Rio de Janeiro e o governo Vargas na s páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1930-1945). E-mail: karlacarloni@yahoo.com.br pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Estado Novo pt_BR
dc.subject Serviço Nacional de Teatro pt_BR
dc.subject Ballet pt_BR
dc.subject Modernismo pt_BR
dc.title O serviço nacional de teatro e a formação do balé brasileiro: Nacionalismo e modernismo nos palcos cariocas (1937-1945) pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O texto expõem reflexões da pesquisa de pós-doutorado em andamento, vinculado ao PPGH da UERJ e a projeto financiado pela FAPERJ. O tema é a produção e a encenação de espetáculos de dança por bailarinos de formação clássica inspirados em aspectos das culturas indígena, sertaneja e negra, durante o Primeiro Governo Vargas (1930- 1945), na cidade do Rio de Janeiro. Neste contexto destaca-se a atuação do Serviço Nacional de Teatro (SNT), órgão criado em 1937 e vinculado ao Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP), que tinha por objetivo principal a “elevação e edificação espiritual do povo”. Aqui enfatizaremos as relações entre o SNT, a classe artística – destacando os bailarinos e coreógrafos – e o pensamento modernista na promoção de manifestações artístico-culturais representantes da “identidade nacional brasileira”. pt_BR


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