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Polifonia de vozes: o multicultural planning como método de avaliação de políticas culturais produzidas no espaço urbano

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dc.contributor.author Domingues, João Luiz Pereira
dc.date.accessioned 2024-07-24T21:07:00Z
dc.date.available 2024-07-24T21:07:00Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation DOMINGUES, João Luiz Pereira. Polifonia de vozes: o multicultural planning como método de avaliação de políticas culturais produzidas no espaço urbano. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18752
dc.description.sponsorship Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IPPUR. Professor Adjunto I do Curso de Graduação em Produção Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. E-mail: joaolpdomingues@gmail.com. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Políticas culturais pt_BR
dc.subject Planejamento urbano pt_BR
dc.subject Insurgência pt_BR
dc.subject Território pt_BR
dc.title Polifonia de vozes: o multicultural planning como método de avaliação de políticas culturais produzidas no espaço urbano pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O artigo se dedica à reflexão em torno da relação entre as políticas culturais, a esfera pública e seus desdobramentos territoriais, tendo como acento a discussão metodológica. O que o artigo propõe ressaltar é a possibilidade de que certos grupos e indivíduos sejam invisibilizados ou não tematizados pela aparência consensual das políticas culturais. Desta feita, tenta-se aqui traduzir um modelo metodológico de planejamento urbano para fins de diminuição do risco de atrofia de expressões culturais na cidade. Ao tematizar o universo cultural na teoria do planejamento, o Multicultural Planning rejeita a adoção dos modelos de racionalidade instrumental em favor de um modelo de reconhecimento de experiências que ressaltam diferentes leituras sobre a construção da realidade e das diversas possibilidades de organização de práticas coletivas de administração e planejamento urbano e cultural. pt_BR


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