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dc.contributor.orientador Correa, Cynthia Harumy Watanabe
dc.contributor.author Ferron, Fabio Maleronka
dc.date.accessioned 2018-05-21T14:15:01Z
dc.date.available 2018-05-21T14:15:01Z
dc.date.issued 2017-10-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/7195
dc.format.medium 179 p.
dc.language.iso Português pt_BR
dc.subject.other Artistas
dc.subject.other Cultura
dc.subject.other Intelectuais
dc.subject.other Leis de incentivo à cultura
dc.subject.other Ministério da Cultura (MinC)
dc.subject.other Políticas culturais
dc.title O primeiro fim do MinC pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.banca Bonduki, Nabil Georges
dc.contributor.banca Ortellado, Pablo
dc.contributor.banca Romão, Wagner de Melo
dc.degree.instituicao Universidade de São Paulo (USP)
dc.degree.departamento Escola de Artes, Ciências e Humanidades
dc.description.abstract Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as razões que levaram o presidente Fernando Collor a impor, de forma abrupta e imediata, mudanças profundas no setor cultural. Ao tomar posse, em 15 de março de 1990, Collor, por meio de Medidas Provisórias, extinguiu o MinC, dissolveu inúmeras fundações e determinou o fim da Lei Sarney. A pesquisa parte da discussão sobre o processo de construção do MinC em 1985, as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação, e a campanha presidencial de 1989, focalizando fundamentalmente o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança na cultura. A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor que levaram à extinção do MinC e da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais que vivenciaram esse desmonte, são objetos de análise na presente investigação. No estudo, além de pesquisa documental, foram utilizados como fonte de análise empírica quatro periódicos de circulação nacional: os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e O Globo. A investigação envolveu também a análise de entrevistas, algumas delas realizadas pelo pesquisador em 2010 para a série Produção Cultural no Brasil. Além disso, entrevistas de tipo semiestruturado foram realizadas pelo pesquisador com gestores culturais e lideranças políticas que, durante o período analisado, atuaram na coordenação de órgãos federais e estadual específicos. Essas entrevistas semiestruturadas tiveram o propósito de atender ao objetivo da pesquisa e aos seus pressupostos metodológicos
dc.degree.programa Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais


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