DSpace/Manakin Repository

Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Abreu, Rodolfo
dc.contributor.author Barbosa, Roberto Lúcio
dc.contributor.author Castro, Diego
dc.contributor.author Villardo, Ronald
dc.contributor.author Larcher, Jodele
dc.contributor.author Bentes, Ivana
dc.coverage.temporal (72 min.) pt_BR
dc.date.accessioned 2018-06-05T14:03:02Z
dc.date.available 2018-06-05T14:03:02Z
dc.date.issued 2017-11-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/7221
dc.description Debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”, evento que integra a série Memória & Informação da FCRB. Os jornalistas Rodolfo Abreu, Roberto Lúcio Barbosa e Diego Castro conversarão com os especialistas Ronald Villardo (jornalista de Cultura do jornal O Globo), Jodele Larcher (diretor de videoclipes brasileiros) e Ivana Bentes (professora e coordenadora de Comunicação Digital da Escola de Comunicação/ECO da UFRJ) para a seguinte programação: Parte 1 Vídeos de música da era pré-MTV Parte 2 A era do videoclipe como nova linguagem Parte 3 a chegada da internet Parte 4 O futuro pt_BR
dc.language.iso Português pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017. pt_BR
dc.subject Viodeclipe pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Cultura pop pt_BR
dc.subject MTV Brasil pt_BR
dc.title Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.description.abstract Música e imagens sincronizadas são um grande atrativo. Foi assim que, no começo dos anos 1980, o videoclipe começou a ser produzido em massa, provocando uma revolução na forma de se consumir música. O formato de contar uma história curta em até cinco minutos provocou o surgimento, há cerca de 35 anos, de um canal de televisão inteiramente dedicado para exibi‐los: a MTV (Music Television) nos EUA, que se propagou pelo mundo e chegou inclusive ao Brasil com sucesso em 1990. Influenciador até hoje, na era da internet, o videoclipe continua forte como elemento de divulgação publicitária e de mídia. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta