| dc.contributor.author | 
Weid, Elisabeth von der 
 | 
 | 
| dc.date.accessioned | 
2015-11-24T16:57:35Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2015-11-24T16:57:35Z | 
 | 
| dc.date.issued | 
1989 | 
 | 
| dc.identifier.uri | 
http://hdl.handle.net/20.500.11997/874 | 
 | 
| dc.description | 
"Trabalho apresentado no 10º Módulo do Congresso Internacional do Centenário da República Brasileira.
Rio de Janeiro, 28.09.1989. Mesa Redonda "Energia Elétrica, Estado e Sociedade". Mimeo." | 
pt_BR | 
| dc.language.iso | 
Português | 
pt_BR | 
| dc.publisher | 
[Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1989] | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Energia elétrica - História | 
 | 
| dc.subject | 
Light | 
 | 
| dc.title | 
A expansão da Rio de Janeiro Tramway Light and Power ou as origens do “Polvo Canadense” | 
pt_BR | 
| dc.title.alternative | 
A expansão da Rio de Janeiro [Companhia de Bondes, Luz e Força do Rio de Janeiro, Ltda.] ou as origens do "Polvo Canadense" | 
pt_BR | 
| dc.type | 
Trabalho apresentado em evento | 
pt_BR | 
| dc.creator.afiliacao | 
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) | 
 | 
| dc.description.abstract | 
"AS EMPRESAS DO GRUPO LIGHT, E OS EMPRESÁRIOS norte-americanos que as organizaram,
chegaram no Brasil através de São Paulo. Os capitalistas estrangeiros atender a uma proposta de
concessionários locais de linhas de transporte ferro-carris por tração elétrica, que procuravam
capital para desenvolver sua concessão e o encontraram no Canadá. William Mackenzie,
capitalista ligado a empresas de estradas-de-ferro e seguros, reuniu-se a outros empresários
canadenses e formaram em seu país uma companhia para desenvolver o projeto de carris
eletrificados na pequena cidade ao sul do Equador. Em pouco tempo, os canadenses
estabeleceram relações estreitas com políticos influentes e obtiveram autorização para produzir e
distribuir energia hidroelétrica, que era essencial para levar a bom termo o projeto." | 
pt_BR | 
| dc.provenance | 
Textos online | 
 | 
| dc.relation.remissiva | 
Von der Weid, Elisabeth | 
 |