Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11997/7145
Title: Os desafios da preservação e exposição de obras de arte: o caso do acervo Piranesi na Biblioteca Nacional
Authors: Lima, Gilvânia Faria de
Keywords: Preservação de acervos;Conservação de acervo;Restauração;Piranesi, Giovanni Battista, 1720-1778;Biblioteca Nacional (Brasil)
Issue Date: 12-Apr-2017
Publisher: Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017.
Abstract: A palestrante fala sobre como a Fundação Biblioteca Nacional responde ao desafio de preservar e dar acesso ao seu monumental acervo, tendo como estudo de caso o acervo Piranesi. Trata-se de um conjunto de 1.600 gravuras reunidas em 26 obras do artista italiano Giovanni Battista Piranesi (1720-1778). Gilvânia Faria de Lima abordará também a trajetória histórica da área da conservação-restauração de bens culturais, o desenvolvimento do setor de preservação de acervos em papel na Biblioteca Nacional e os processos de acesso da instituição. A análise das intervenções de conservação- restauração realizadas no acervo Piranesi no decurso das suas exposições suscitou questões relacionadas à atuação do conservador-restaurador, à ética da profissão e às políticas institucionais de preservação de acervo.
Description: A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promoveu, no dia 12 de abril, a palestra "Os desafios da preservação e exposição de obras de arte: o caso do acervo Piranesi na Biblioteca Nacional ", ministrada pela conservadora-restauradora Gilvânia Faria de Lima, Fundação Biblioteca Nacional.
URI: http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/20.500.11997/7145
Appears in Collections:Memória & Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.