dc.contributor.author |
Kerche, Fábio |
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dc.date.accessioned |
2016-07-07T16:01:32Z |
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dc.date.available |
2016-07-07T16:01:32Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.identifier.citation |
KERCHE, Fábio. Autonomia e Discricionariedade do Ministério Público no Brasil. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 50, n.2, p. 259-279, 2007 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/1257 |
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dc.description |
"Esta é uma versão modificada do segundo capítulo de minha tese de doutorado – O Ministério
Público no Brasil: Autonomia, Organização e Atribuições –, defendida no Departamento
de Ciência Política da Universidade de São Paulo – USP, em 2003. Agradeço
aos pareceristas anônimos de DADOS por suas valiosas sugestões." |
pt_BR |
dc.description.resumo |
"O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América do Sul a organizar um serviço de transportes coletivos sobre trilhos de ferro. A introdução desse tipo de veículo na cidade transformou de tal maneira o modo de vida e a estrutura urbana que alguns autores dividem a história do Rio em antes e depois da "revolução" dos transportes coletivos. Para Maurício Abreu, o marco temporal seria o ano de 1870, quando a Estrada de Ferro D. Pedro II aumentou o número de seus trens suburbanos, e o serviço de bondes, iniciado em 1868, começou a se consolidar, através da implantação de inúmeras companhias que concorriam no uso do espaço urbano. A partir daquele ano, os dois elementos responsáveis pela expansão da cidade passaram a ter uma atuação conjunta. O transporte de massa permitiu o desafogo do centro, onde se concentravam tanto os ricos quanto os pobres, por falta de transportes rápidos e regulares. As companhias de carris ampliaram a malha urbana muito além do antigo centro e mesmo da Cidade Nova que começava a se formar em meados do século passado. A forma como se deu esse processo levou a uma nova estruturação social na divisão do espaço da capital. Na verdade, o bonde foi um elemento essencial para a expansão e organização do espaço urbano no Rio de Janeiro." |
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dc.language.iso |
Português |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Revista de Ciências Sociais, 2007 |
pt_BR |
dc.subject.other |
Ministério Público |
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dc.subject.other |
Accountability |
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dc.subject.other |
Democracia |
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dc.title |
Autonomia e Discricionariedade do Ministério Público no Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Autonomia e Discricionariedade do MP no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |