Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Carvalho, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T14:51:30Z | |
dc.date.available | 2016-09-16T14:51:30Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Cristina. Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações. Educ. Pesqui. [online]. 2016, v.42, n.2, p.507-523. | |
dc.identifier.issn | 1517-9702 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/1340 | |
dc.description | A autora atuou na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) para elaboração de um Plano Educacional | |
dc.description.resumo | "Este artigo apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada na Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM), localizada na Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro. O principal objetivo da investigação foi contribuir para a orientação das atividades realizadas na BIMM através da elaboração de um plano educacional, fornecendo, assim, subsídios para a sistematização do trabalho a ser desenvolvido na biblioteca. O pressuposto que orientou a investigação foi o de que aspectos como a formação humana, cultural e artística e a democratização da cultura e da educação são fundamentais em um campo que hoje se estende para além das instituições escolares. De modo geral, a pesquisa buscou: conhecer e analisar as atividades desenvolvidas na BIMM; ampliar o conhecimento dos usuários atuais e potenciais e de suas necessidades informacionais; identificar as atividades educativas e culturais adequadas ao perfil do público; fundamentar futuros projetos para a BIMM. Para a realização da investigação, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas, estudo de usuários, e – por peculiaridades do campo naquele momento – a pesquisa passou a se configurar como pesquisa-ação. Constatou-se que a elaboração de um plano educacional permite a construção do perfil da educação na instituição, mas que só será alcançado com o devido conhecimento do espaço e do público-alvo, a formação de uma equipe qualificada e o envolvimento de profissionais de diferentes áreas." | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca infantojuvenil | |
dc.subject.other | Plano educacional | |
dc.subject.other | Criança | |
dc.subject.other | Pesquisa-ação | |
dc.title | Plano educacional para uma biblioteca infantojuvenil: projetando ações e mediações | pt_BR |
dc.title.alternative | Education plan for a library for children and adolescents: initiatives and mediations | |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.creator.afiliacao | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) | |
dc.description.abstract | "This article introduces the paths and results from a study conducted at Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM) a Library for children and adolescents, located at Fundação Casa de Rui Barbosa [Rui Barbosa’s House Foundation], in Rio de Janeiro. The main objective of the investigation was to help guide the activities conducted at BIMM through the preparation of an education plan, thus providing information for the systematization of the work to be conducted at the library. The investigation built upon the premise that aspects such as school, cultural, and artistic education and the democratization of culture and education are fundamental in a field that today extends beyond school institutions. Generally speaking, the research aimed at: knowing and analyzing the activities of BIMM; increasing knowledge on current and potential users as well as their information needs; identifying the educational and cultural activities that matched the profile of the target public; planning future projects for BIMM. To conduct the investigation, a bibliographic review, a document analysis, interviews, user surveys were used as research instruments. Due to field peculiarities at that time, the research became an action research. The preparation of an education plan allows building the profile of education at the institution, but that will only be reached after the space and the target public are known, a qualified team is trained, and professionals from different areas get involved." | pt_BR |