dc.contributor.orientador |
Flora Sussekind |
|
dc.contributor.author |
Paiva, Stefania |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-28T15:35:16Z |
|
dc.date.available |
2020-07-28T15:35:16Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
Paiva, Stefania |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/16654 |
|
dc.description.resumo |
O estudo discute a relação e os limites entre crítica de arte e produção artística, partindo da
experiência do crítico Frederico Morais e do artista Cildo Meireles. Essa dissertação se desdobra em
um produto em forma de livro, onde reúno uma seleção de textos e entrevistas realizadas por
Frederico Morais nunca antes agrupados, assim como uma conversa atualizada com a participação
de ambos. Com esse trabalho, busco contribuir para a discussão acerca da obra dos dois. A
observância das trajetórias de Frederico Morais e de Cildo Meireles revela que a prática de um e
outro esteve sempre em sintonia com as transformações da arte, conectadas a tendências mundiais.
São produções sobretudo contemporâneas, que foram além do seu tempo e que conseguem traduzir
ainda hoje diversas questões culturais, sociais e políticas. |
|
dc.language.iso |
Português |
|
dc.subject |
Arte contemporânea |
|
dc.subject |
Crítica de arte |
|
dc.subject |
Frederico Morais |
|
dc.subject.other |
Frederico Morais |
|
dc.subject.other |
Cildo Meireles |
|
dc.subject.other |
Arte contemporânea |
|
dc.subject.other |
Crítica de arte |
|
dc.title |
Cildo Meireles - Frederico Morais: sobre arte e crítica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
|
dc.contributor.banca |
Sussekind, Flora (orientadora) |
|
dc.contributor.banca |
Lopes, Antônio Herculano (FCRB) |
|
dc.contributor.banca |
Venancio Filho, Paulo (EBA/UFRJ) |
|
dc.degree.instituicao |
Fundação Casa de Rui Barbosa |
|
dc.degree.level |
Mestra em memória e acervos |
|
dc.degree.data |
2020-05-20 |
|
dc.degree.local |
Rio de Janeiro (RJ) |
|
dc.description.abstract |
The study discusses the relationship and limits between art criticism and artistic production,
based on the experience of the critic Frederico Morais and the artist Cildo Meireles. This
dissertation unfolds in a product in the form of a book, where I bring together a selection of texts
and interviews carried out by Frederico Morais never grouped before , as well as an updated
conversation with the participation of both. With this work, I seek to contribute to the discussion
about their work. The observance of the trajectories of Frederico Morais and Cildo Meireles reveals
that the practice of both was always in line with the transformations of art, connected to world
trends. They are mainly contemporary productions, which went beyond their time and which
manage to translate to this day several cultural, social and political issues. |
|
dc.subject.en |
Contemporary art |
|
dc.subject.en |
Art criticism |
|
dc.degree.programa |
Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |
|