dc.contributor.orientador |
Santos, Ana Maria Pessoa dos |
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dc.contributor.author |
Fasolato, Jorge Douglas Alves |
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dc.date.accessioned |
2020-11-18T17:26:41Z |
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dc.date.accessioned |
2020-11-18T17:28:49Z |
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dc.date.available |
2020-11-18T17:26:41Z |
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dc.date.available |
2020-11-18T17:28:49Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
Fasolato, Jorge Douglas Alves |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/16893 |
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dc.description.resumo |
A estrada União e Indústria é uma pioneira obra rodoviária brasileira, que, além de
ligar as então províncias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, implantou um modelo
econômico de concessão na sua área e de viabilização financeira pelo mercado de ações. Ao
mesmo tempo, para sua execução, reuniu os mais diferentes trabalhadores em sua equipe,
entre nacionais e estrangeiros, entre livres e, sobretudo, escravos, que contribuíram para
tornar realidade o sonho de reduzir distâncias quase intransponíveis. Em sua inauguração,
em 1861, despertou o olhar do fotógrafo francês Revert Henry Klumb, que captou imagens
dos pontos mais importantes daquela obra e teve a sensibilidade de valorizá-la com seu
talento para a arte paisagística. Onze anos depois, Klumb lançou o primeiro guia de viagem
ilustrado com suas imagens, inteiramente produzido no Brasil, o qual contribuiu para
despertar o interesse dos viajantes. Por uma série de fatores, essa estrada se tornou símbolo
do progresso e da civilização, pois substituiu os transportes em costas de bestas pelos veículos
de quatro rodas e as diligências. A partir desses legados, esta investigação, apoiada em
cuidadoso retrospecto histórico sobre a estrada e seu fotógrafo, como em exaustivo
levantamento de fontes iconográficas atribuídas a Klumb, apresenta a perspectiva de
implantar uma rota cultural dentro dos preceitos de sustentabilidade, para que se possa tanto
conservar e proteger o patrimônio material e imaterial dela decorrente quanto promover a
sensibilização para seu uso e fruição. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia de rodovias – Rio de Janeiro (RJ), Brasil |
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dc.subject |
Fotografias como recursos de informação |
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dc.subject |
Arte paisagística |
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dc.subject |
Rodovias brasileiras |
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dc.subject |
Estrada União e Indústria |
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dc.subject |
Revert Henry Klumb |
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dc.subject.other |
Estrada União e Indústria |
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dc.subject.other |
Fotografia |
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dc.subject.other |
Paisagem |
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dc.subject.other |
Guia de viagem |
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dc.subject.other |
Rota cultural |
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dc.title |
Estrada União e Indústria: paisagem, intervenção e fotografias de Revert Henry Klumb na perspectiva de uma rota cultural |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
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dc.contributor.banca |
Santos, Ana Maria Pessoa dos (orientadora) |
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dc.contributor.banca |
Lopes, Antonio Herculano (FCRB) |
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dc.contributor.banca |
Lyra, Cyro Illidio Corrêa de Oliveira (UFF) |
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dc.degree.instituicao |
Fundação Casa de Rui Barbosa |
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dc.degree.level |
Mestre em memória e acervos |
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dc.degree.data |
2020-04-01 |
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dc.degree.local |
Rio de Janeiro (RJ) |
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dc.description.abstract |
The União e Indústria road is a pioneering Brazilian road work, that besides linking
the provinces of Rio de Janeiro and Minas Gerais, has implemented an economic model of
concession in its area and one of financial viability through the stock market. At the same
time, for its execution, it brought together the most different workers in its team, among
nationals and foreigners, between free people and, above all, slaves, who contributed from
sun to sun to make the dream of reducing almost insurmountable distances into reality. At its
inauguration in 1861, caught the French photographer's eye, Revert Henry Klumb, who was
in charge of capturing images of the most important points of that work and who had the
sensitivity to value it with his talent for landscape art. Eleven years later, Klumb launched
the first travel guide illustrated with his images, entirely produced in Brazil, which
contributed to arouse the interest of travelers. Due to number of factors, this road has become
a symbol of progress and civilization, as it has replaced transports on the back of beasts with
four-wheel vehicles and stagecoaches. As a consequence of these legacies, this investigation,
supported by a careful historical review of the road and its photographer, as well as an
exhaustive survey of iconographic sources attributed to Klumb, presents the prospect of
implementing a cultural route within the precepts of sustainability, so that one can both
conserve and protect the material and immaterial heritage resulting from it in terms of
promoting awareness of its use and enjoyment. |
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dc.subject.en |
Photography Landscape |
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dc.subject.en |
Travel guide |
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dc.subject.en |
Cultural route |
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dc.degree.programa |
Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |
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