Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont: um centro de memória para o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER)

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dc.contributor.orientador Carvalho, Claudia Suely Rodrigues (orientadora)
dc.contributor.author Papakyriakou, Michelle Nunes Basile
dc.date.accessioned 2021-02-11T19:22:21Z
dc.date.accessioned 2021-02-11T19:24:29Z
dc.date.available 2021-02-11T19:22:21Z
dc.date.available 2021-02-11T19:24:29Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/16945
dc.description.resumo A antiga Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont é uma edificação que se tornou um expoente da arquitetura moderna brasileira, um elemento constitutivo da memória histórica do Brasil e do Rio de Janeiro, bem como na história da aviação nacional. Construído na década de 30, às margens da Baía de Guanabara, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. O material utilizado para o aterramento desse local foi o do desmonte do Morro do Castelo, marco de fundação da cidade em 1565. O governo realizou um concurso para a escolha do projeto arquitetônico do edifício que foi construído nesse sitio; o escolhido foi o do Arquiteto Attilio Correia Lima, precursor da arquitetura moderna no Brasil, tornando-se o primeiro aeroporto a realizar voos comerciais no País. Em 1942 os hidroaviões caem em desuso e o edifício cai no ostracismo; sendo reivindicado pelo Ministério da Aeronáutica, o edifício passa a ser usado como clube. Com a construção de vias de acessibilidade automotivas, a prefeitura do Rio de Janeiro no projeto urbanístico, prevê a demolição do edifício mobilizando arquitetos para o seu tombamento. Posteriormente ao seu tombamento, na década de 80, o Ministério da Aeronáutica indica esse edifício para que seja a sede do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER, com o intuito de preservar a história da aviação civil e militar e valorizar essa edificação. Por toda essa representatividade pretendemos propor ao INCAER a criação de um centro de memória que valorize a edificação histórica e, ao mesmo tempo, possibilite seu usufruto pela sociedade.
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ), Brasil
dc.subject Brasil. Ministério da Aeronáutica
dc.subject Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Brasil) - INCAER
dc.subject Arquiteto Attilio Correia Lima
dc.subject Aviação – Brasil – História e Memória
dc.subject Morro do Castelo – Rio de Janeiro (RJ)
dc.subject.other Hidroaviões
dc.subject.other Arquitetura Moderna
dc.subject.other INCAER
dc.subject.other Centro de Memória
dc.title Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont: um centro de memória para o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) pt_BR
dc.type Dissertação
dc.contributor.banca Carvalho, Claudia Suely Rodrigues (orientadora)
dc.contributor.banca Medeiros, Ana Lígia (FCRB)
dc.contributor.banca Coelho, Carla M. Teixeira (FIOCRUZ)
dc.degree.instituicao Fundação Casa de Rui Barbosa
dc.degree.level Mestra em memória e acervos
dc.degree.data 2020-12-04
dc.degree.local Rio de Janeiro (RJ)
dc.description.abstract The old Estação de Hidroaviões of Santos Dumont Airport is a building that has become an exponent of modern Brazilian architecture and a constitutive element of the historical memory of Brazil and Rio de Janeiro, as well as in the history of national aviation. It was built in the 30's, at the edge of Baia de Guanabara which is a postcard of the Rio de Janeiro city. The material used for the grounding of this site was the dismantling of the Morro do Castelo, a city's foundation landmark in 1565. The government held a contest to choose the architectural design of the building that was built on this site; the chosen was the one of the Architect Attilio Correia Lima, forerunner of the modern architecture in Brazil, becoming the first airport to conduct commercial flights in the country. In 1942 the seaplanes fall into disuse and the building falls into ostracism; being claimed by the Ministry of Aeronautics, the building is now used as a club. With the construction of automotive accessibility roads, the urban project of the government of the city of Rio de Janeiro provides the demolition of the building mobilizing architects for its overturning. After its overturning in the 1980s, the Ministry of Aeronautics indicated this building to be the Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica – INCAER head office in order to preserve the history of civil and military aviation and enhance this building. For all this representativeness we intend to propose to INCAER the creation of a memory center which values the historical building and at the same time enables its function for the society. pt_BR
dc.subject.en Seaplanes
dc.subject.en Modern Architecture
dc.subject.en Memory Center
dc.degree.programa Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos


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