dc.contributor.orientador |
Carvalho, Claudia Suely Rodrigues (orientadora) |
|
dc.contributor.author |
Papakyriakou, Michelle Nunes Basile |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-11T19:22:21Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-11T19:24:29Z |
|
dc.date.available |
2021-02-11T19:22:21Z |
|
dc.date.available |
2021-02-11T19:24:29Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/16945 |
|
dc.description.resumo |
A antiga Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont é uma edificação que se tornou
um expoente da arquitetura moderna brasileira, um elemento constitutivo da memória
histórica do Brasil e do Rio de Janeiro, bem como na história da aviação nacional. Construído
na década de 30, às margens da Baía de Guanabara, cartão postal da cidade do Rio de Janeiro.
O material utilizado para o aterramento desse local foi o do desmonte do Morro do Castelo,
marco de fundação da cidade em 1565. O governo realizou um concurso para a escolha do
projeto arquitetônico do edifício que foi construído nesse sitio; o escolhido foi o do Arquiteto
Attilio Correia Lima, precursor da arquitetura moderna no Brasil, tornando-se o primeiro
aeroporto a realizar voos comerciais no País. Em 1942 os hidroaviões caem em desuso e o
edifício cai no ostracismo; sendo reivindicado pelo Ministério da Aeronáutica, o edifício passa
a ser usado como clube. Com a construção de vias de acessibilidade automotivas, a prefeitura
do Rio de Janeiro no projeto urbanístico, prevê a demolição do edifício mobilizando arquitetos
para o seu tombamento. Posteriormente ao seu tombamento, na década de 80, o Ministério da
Aeronáutica indica esse edifício para que seja a sede do Instituto Histórico-Cultural da
Aeronáutica – INCAER, com o intuito de preservar a história da aviação civil e militar e
valorizar essa edificação. Por toda essa representatividade pretendemos propor ao INCAER a
criação de um centro de memória que valorize a edificação histórica e, ao mesmo tempo,
possibilite seu usufruto pela sociedade. |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro
(RJ), Brasil |
|
dc.subject |
Brasil. Ministério da Aeronáutica |
|
dc.subject |
Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Brasil) - INCAER |
|
dc.subject |
Arquiteto Attilio Correia Lima |
|
dc.subject |
Aviação – Brasil – História e Memória |
|
dc.subject |
Morro do Castelo – Rio de Janeiro (RJ) |
|
dc.subject.other |
Hidroaviões |
|
dc.subject.other |
Arquitetura Moderna |
|
dc.subject.other |
INCAER |
|
dc.subject.other |
Centro de Memória |
|
dc.title |
Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont: um centro de memória para o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
|
dc.contributor.banca |
Carvalho, Claudia Suely Rodrigues (orientadora) |
|
dc.contributor.banca |
Medeiros, Ana Lígia (FCRB) |
|
dc.contributor.banca |
Coelho, Carla M. Teixeira (FIOCRUZ) |
|
dc.degree.instituicao |
Fundação Casa de Rui Barbosa |
|
dc.degree.level |
Mestra em memória e acervos |
|
dc.degree.data |
2020-12-04 |
|
dc.degree.local |
Rio de Janeiro (RJ) |
|
dc.description.abstract |
The old Estação de Hidroaviões of Santos Dumont Airport is a building that has become an
exponent of modern Brazilian architecture and a constitutive element of the historical memory
of Brazil and Rio de Janeiro, as well as in the history of national aviation. It was built in the
30's, at the edge of Baia de Guanabara which is a postcard of the Rio de Janeiro city. The
material used for the grounding of this site was the dismantling of the Morro do Castelo, a
city's foundation landmark in 1565. The government held a contest to choose the architectural
design of the building that was built on this site; the chosen was the one of the Architect Attilio
Correia Lima, forerunner of the modern architecture in Brazil, becoming the first airport to
conduct commercial flights in the country. In 1942 the seaplanes fall into disuse and the
building falls into ostracism; being claimed by the Ministry of Aeronautics, the building is
now used as a club. With the construction of automotive accessibility roads, the urban project
of the government of the city of Rio de Janeiro provides the demolition of the building
mobilizing architects for its overturning. After its overturning in the 1980s, the Ministry of
Aeronautics indicated this building to be the Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica –
INCAER head office in order to preserve the history of civil and military aviation and enhance
this building. For all this representativeness we intend to propose to INCAER the creation of
a memory center which values the historical building and at the same time enables its function
for the society. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Seaplanes |
|
dc.subject.en |
Modern Architecture |
|
dc.subject.en |
Memory Center |
|
dc.degree.programa |
Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |
|