dc.contributor.author |
Coelho, Geraldo Mártires |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T22:33:04Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05T22:33:04Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
Coelho, Geraldo Mártires. Na Belém da belle époque da borracha (1890-1910): dirigindo os olhares. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 5, n. 5, p. 141, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/17066 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2011 |
pt_BR |
dc.subject |
Belém e a economia do látex |
pt_BR |
dc.subject |
Mundialização da cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas culturais mediadas |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura, progresso e civilização |
pt_BR |
dc.subject |
Afrancesamento social |
pt_BR |
dc.title |
Na Belém da belle époque da borracha (1890-1910): dirigindo os olhares |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo procura retrabalhar as formas de representação da chamada belle époque em Belém do Pará na passagem do século XIX para o XX, ou seja, no momento de maior expressão da economia da borracha amazônica. Busca-se, assim, discutir o processo social e cultural experimentado pela Belém de então, fundado, segundo seus entes sociais, nas conquistas do Progresso e da Civilização. Esse processo, sustentado pela mundialização da cultura, não produziu tão somente uma figuração mimética da metáfora encarnada por Paris. Os quadros sociais e intelectuais da Belém da belle époque abrigaram mediações, daí resultando um contexto em que a apropriação da cultura mundializada pelos entes sociais de Belém produziu, em última análise, uma releitura da identidade matricial da belle époque propriamente dita. |
pt_BR |