Folhetos Raros de Leandro Gomes de Barros - Coleção SNB - Poemas Completos
"Doutores de 60", seguido por: "Conferencia de Chiquinha com Gregorio das Batatas" (p.11), seguido por: "Se algum dia eu morrer" (p.15).
Nota da Pesquisa: Na capa vemos o desenho/clichê de um burro, que ocupa o grupo 3 no jogo do bicho. Ao lado, os números dos animais que formam as dezenas : 09 (cobra), 10 (coelho), 11 (cavalo) e 12 (elefante).
No poema : "Se algum dia eu morrer" - Nota da Pesquisa: Há dois outros folhetos que contêm esse poema: "O povo na cruz" e "Segundo debate de Riachão com o Diabo fingido em homem chamado Mumbaça". Observa-se uma incoerência na última estrofe, que parece ter sido acrescentada ou pertencer a outra obra. O poeta fala em "72 janeiros", como se estivesse se referindo à sua idade. Quando morreu, no entanto, tinha 53 anos e se julgarmos a data de publicação do folheto - presumidamente entre 1913-1914, essa afirmação nos remeteria para uma edição publicada em 1937, bastante posterior à sua morte, o que não é o caso aqui, já que se trata de uma típica impressão em prelo doméstico e vendido no local de residência do poeta.
Data: Entre 1913-1914, visto o endereço citado na capa: Rua do Alecrim 34.