Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Lins, Vera | |
dc.date.accessioned | 2021-08-21T23:01:45Z | |
dc.date.available | 2021-08-21T23:01:45Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | LINS, Vera. O Brasil nos arredores de Viena. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 2, n. 2, p.435-439, 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17974 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008 | pt_BR |
dc.subject | Resenha | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Viena | pt_BR |
dc.title | O Brasil nos arredores de Viena | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.description.abstract | A uma hora de trem de Viena, na pequena cidade de Krems, na sua Kunsthalle, esteve em curso, de setembro de 2007 a fevereiro de 2008, uma exposição sobre arte brasileira. Com o título “Da Áustria ao Novo Mundo”, ela cobria o século XIX até o início do século XX; de Tomas Ender, o pintor, e o naturalista Natterer, que vieram com a princesa Leopoldina, e outros viajantes, aos pintores brasileiros, como Rodolfo Amoedo e Belmiro de Almeida, ou europeus, que viveram no Brasil, e incluía o fotógrafo Marc Ferrez, marcando a irrupção do moderno com a nova técnica e a urbanização. Este acervo levado à Áustria é difícil de ser visto reunido no Brasil, como o material de Natterer, que está guardado em Viena, por isso o que se compôs nessas salas de Krems é um conjunto que propicia a reflexão. | pt_BR |