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dc.contributor.author | Souza, Eneida Maria de | |
dc.date.accessioned | 2021-09-05T19:04:23Z | |
dc.date.available | 2021-09-05T19:04:23Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Eneida Maria de. Entre arte e ciência, a invenção. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 6, n. 6, p.07-14, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17990 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012 | pt_BR |
dc.subject | Mário de Andrade | pt_BR |
dc.subject | Lévi-Strauss | pt_BR |
dc.subject | Bricolagem | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Didi-Huberman | pt_BR |
dc.title | Entre arte e ciência, a invenção | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de discorrer sobre a prática de um saber de segunda mão e afeito à bricolagem, o que caracteriza, em grande parte, o trabalho da crítica e da literatura nos dias atuais, pretendo desenvolver a relação entre arte e ciência sob o prisma da invenção. Preservados os limites da propriedade artística, mas incorporando à criação os acontecimentos inesperados e a improvisação, é possível considerar que a categoria do novo já se reveste de outras dimensões, menos vanguardistas e mais ligadas à releitura da tradição. No domínio científico, a objetividade e a originalidade pretendidas pelo saber moderno cedem lugar à troca transdisciplinar, ao enfraquecimento do poder autoral e à valorização do trabalho coletivo e em equipe. | pt_BR |