Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Rezende, Gabriel S. S. Lima | |
dc.date.accessioned | 2021-09-05T21:59:00Z | |
dc.date.available | 2021-09-05T21:59:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | RESENDE, Gabriel S. S. Lima. Da separação entre “meios técnicos” e “volição artística”, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber. . Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 6, n. 6, p.131-158, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17995 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012 | pt_BR |
dc.subject | Max Weber | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da música | pt_BR |
dc.subject | Meios técnicos | pt_BR |
dc.subject | Volição artística | pt_BR |
dc.title | Da separação entre “meios técnicos” e “volição artística”, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute alguns desdobramentos do tema “razão e subjetividade nas ciências e nas artes” na sociologia da música de Max Weber. Tal discussão se desenvolve em três momentos. Inicialmente, são abordadas as relações entre razão e subjetividade no plano da proposta metodológica apresentada por Weber para o estudo das artes. Em seguida, é investigada a dinâmica entre racionalização e subjetivação que pode ser depreendida da leitura do estudo weberiano sobre música a partir da caracterização das figuras do virtuose e do compositor. Finalmente, as reflexões apresentadas são reunidas para trazer à tona um vínculo mais profundo entre método e investigação substantiva na sociologia da música de Weber. | pt_BR |