dc.contributor.author |
Rezende, Gabriel S. S. Lima |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-05T21:59:00Z |
|
dc.date.available |
2021-09-05T21:59:00Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
RESENDE, Gabriel S. S. Lima. Da separação entre “meios técnicos” e “volição artística”, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber. . Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 6, n. 6, p.131-158, 2012 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/17995 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012 |
pt_BR |
dc.subject |
Max Weber |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia da música |
pt_BR |
dc.subject |
Meios técnicos |
pt_BR |
dc.subject |
Volição artística |
pt_BR |
dc.title |
Da separação entre “meios técnicos” e “volição artística”, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo discute alguns desdobramentos do tema “razão e subjetividade nas ciências e nas artes” na sociologia da música de Max Weber. Tal discussão se desenvolve em três momentos. Inicialmente, são abordadas as relações entre razão e subjetividade no plano da proposta metodológica apresentada por Weber para o estudo das artes. Em seguida, é investigada a dinâmica entre racionalização e subjetivação que pode ser depreendida da leitura do estudo weberiano sobre música a partir da caracterização das figuras do virtuose e do compositor. Finalmente, as reflexões apresentadas são reunidas para trazer à tona um vínculo mais profundo entre método e investigação substantiva na sociologia da música de Weber. |
pt_BR |