Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Costa, Maria de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2021-09-05T22:22:33Z | |
dc.date.available | 2021-09-05T22:22:33Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria de Fátima. Aimé-Adrien Taunay e os registros dos índios Bororo. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 6, n. 6, p.235-246, 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17999 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012 | pt_BR |
dc.subject | Pinturas corporais | pt_BR |
dc.subject | Arte indígena | pt_BR |
dc.subject | Registro de viajantes | pt_BR |
dc.subject | Expedição Langsdorff | pt_BR |
dc.title | Aimé-Adrien Taunay e os registros dos índios Bororo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma expressão simbólica muito utilizada pelas sociedades indígenas é a pintura corporal. Tomando seus corpos como suporte, os índios costumam cobrir a pele com linhas coloridas, demarcando assim sua identidade étnica. Esses ornamentos chamaram a atenção das expedições científicas, cujos artistas os reproduziam em suas cadernetas de anotações. De fato, conservam-se muitos desenhos de naturalistas, com representações de corpos indígenas com ornamentos e demais adereços; para muitas nações, tais registros constituem hoje raros testemunhos da sua história. Neste artigo, toma-se como suporte um conjunto de imagens de índios Bororo, realizado por Aimé-Adrien Taunay, que esteve no Brasil na primeira metade do século XIX. Pretende-se observar como esse artista conseguiu apreender os signos étnicos e culturais contidos no corpo dos indígenas que representou e se esses signos respondem ao universo cultural da sociedade Bororo. | pt_BR |