dc.contributor.author |
Madeira, Carlos Eduardo Louzada |
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dc.date.accessioned |
2021-09-06T17:23:10Z |
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dc.date.available |
2021-09-06T17:23:10Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.issn |
24483532 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18008 |
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dc.language.iso |
pt_BR |
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dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 |
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dc.subject |
José Saramago |
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dc.subject |
Pós-modernismo |
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dc.subject |
Metaficção historiográfica |
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dc.subject |
Verdade |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
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dc.title |
Entre a literatura e a história: a narrativa pós-moderna em José Saramago |
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dc.type |
Article |
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dc.description.abstract |
A análise que aqui se propõe está concentrada no romance História do cerco de Lisboa (1989), de José Saramago. Partindo da teorização desenvolvida por Linda Hutcheon na sua Poética do pós-modernismo (1987), o presente trabalho está interessado nas estratégias utilizadas pelo escritor para relacionar a história com a literatura, detectando na obra citada os enlaces que se dão entre uma verdade dita objetiva, científica, e outra que em geral se entende como sendo primordialmente subjetiva, restrita ao domínio das artes. O livro de Saramago é rico e provocador, pertencendo a um período histórico-cultural que se habituou a contestar a fixidez de conceitos e que se nega a simplesmente avalizar e reeditar ideias e estruturas preconcebidas. |
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