dc.contributor.author |
Monteiro, Daniel Lago |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-06T17:32:04Z |
|
dc.date.available |
2021-09-06T17:32:04Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.issn |
24483532 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18010 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 |
pt_BR |
dc.subject |
Erich Auerbach |
pt_BR |
dc.subject |
William Shakespeare |
pt_BR |
dc.subject |
Estilística |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Criação |
pt_BR |
dc.title |
Mistura de estilos e criação na crítica auerbachiana de Shakespeare em : O príncipe cansado |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo pretendemos, num primeiro momento, apresentar uma caracterização e um panorama histórico da mistura de estilos a partir de um de seus momentos cruciais: o teatro de William Shakespeare, tal qual analisado por Erich Auerbach em “O príncipe cansado”. Em seguida, faremos uma breve discussão sobre a crítica auerbachiana, tomando ela mesma como criação literária e tributária da mistura estilística ao opor e reunir simultaneamente alguns aspectos centrais de dois veios da literatura ocidental: o judaico-cristão e o clássico. Entre eles: a imitação, o perspectivismo histórico, a narrativa em primeiro plano, o sentido oculto e, somado ao aspecto histórico-rememorativo, o artístico inventivo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
At first, this paper aims to present some aspects and a historical prospect of the mixture of styles from one of its most crucial moments: William Shakespeare’s theater, according to Erich Auerbach’s criticism in “The weary prince”. Subsequently, we shall present a brief discussion on Auerbach’s criticism, seen as literary creation and a result of the stylistic mixture, as it opposes and combines, simultaneously, some main aspects from both branches of western literature, Judeo-Christian and classicism: imitation, historical perceptiveness, one surface narrative and hidden sense. Besides that, his criticism combines the historical- reminiscent aspect with the artistic inventiveness. |
|
dc.subject.en |
Erich Auerbach |
|
dc.subject.en |
William Shakespeare |
|
dc.subject.en |
Stylistic |
|
dc.subject.en |
Criticism |
|
dc.subject.en |
Creation |
|