dc.contributor.author |
Thérenty, Marie-Ève |
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dc.date.accessioned |
2021-09-13T19:08:58Z |
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dc.date.available |
2021-09-13T19:08:58Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
THÉRENTY, Marie-Ève. Misteriomania: difusão e limites da globalização cultural no século XIX. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 8, n. 8, p.27-43, 2014 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18023 |
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dc.description.sponsorship |
Uma pesquisa desse teor não pode ser individual. Agradeço muitíssimo ao centro de pesquisa RIRRA 21 (Université de Montpellier III) que trabalha desde 2010 sobre os mistérios urbanos e a todas as equipes que, no mundo, se uniram para esta pesquisa. Encontros foram realizados no México (3 e 4 de novembro 2011, coordenadora Laura Suarez de la Torre), em Quebec (6 de junho de 2012, coordenadores Guillaume Pinson e Micheline Cambron), em Montpellier e em Paris (de 15 a 17 de novembro, 2013, coordenadoras Dominique Kalifa e Marie-Ève Thérenty) e em Santa Barbara (de 27 de fevereiro a 1º março de 2014, coordenadora Catherine Nesci). Uma série de trabalhos (antologia, publicações, mapas, bases de dados) resultante desses encontros pode ser consultada no site: <http://www.medias19.org/>. Uma primeira versão ligeiramente modificada deste artigo foi publicada na revista francesa Romantisme (2013, 2, n. 60). Agradeço à direção da revista por ter autorizado a sua tradução e reprodução. (Nota dos revisores: O presente artigo foi traduzido por Estela Abreu.) |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2014 |
pt_BR |
dc.subject |
Globalização |
pt_BR |
dc.subject |
Mundialização |
pt_BR |
dc.subject |
Folhetim |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura popular |
pt_BR |
dc.subject |
Século XIX |
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dc.subject |
Ficção |
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dc.title |
Misteriomania: difusão e limites da globalização cultural no século XIX |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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dc.description.abstract |
Neste artigo, o propósito é estudar o fenômeno de circulação, de tradução e, sobretudo, de adaptação mundial dos Mystères de Paris, de Eugène Sue, publicado no Journal des Débats em 1842-1843. Esse romance provocou o aparecimento de centenas de romances, dele derivados, em praticamente todos os países do mundo: The mysteries of London, por G. Reynolds (1844-1848), The mysteries and miseries of New York, de Ned Buntline (1848), Os mistérios de Lisboa, de Camilo Castelo Branco (1854), Os mistérios do Rio de Janeiro, de Antônio Machado Braga (1866). Tentamos aqui mostrar as modalidades e os motivos desse primeiro e denso fenômeno de globalização cultural. De que modo tal matriz peculiarmente instável dos mistérios urbanos revela não só a globalização literária como também a nítida resistência das particularidades, das lógicas e das séries locais? |
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