dc.contributor.author |
Taborda, Marcia |
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dc.date.accessioned |
2021-09-14T14:19:45Z |
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dc.date.available |
2021-09-14T14:19:45Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
TABORDA, Marcia. Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 8, n. 8, p.69-98, 2014 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18025 |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2014 |
pt_BR |
dc.subject |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject |
Modernismo |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
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dc.subject |
Sociedade |
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dc.subject |
Violão |
pt_BR |
dc.subject |
Música popular |
pt_BR |
dc.title |
Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em fins dos anos 1920, surgiu uma novidade no ambiente cultural do Rio de Janeiro que ecoou nas principais capitais brasileiras: jovens senhoritas da sociedade dedicaram-se ao violão, levando a público um repertório de canções típicas brasileiras. Essa atitude, em tudo afinada às mudanças exigidas pela sociedade moderna sob a ideia de progresso, viria englobar a união de duas tendências que marcaram fortemente o modernismo brasileiro; por um lado representava a retomada da linha nacionalista e regionalista e por outro consagrava a manifestação de cosmopolitismo simbolizada pela atuação de mulheres jovens, bonitas e independentes no cenário cultural carioca |
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