Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Taborda, Marcia | |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T14:19:45Z | |
dc.date.available | 2021-09-14T14:19:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | TABORDA, Marcia. Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 8, n. 8, p.69-98, 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18025 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2014 | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.title | Contrastes da vida moderna: os loucos anos 1920 no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Em fins dos anos 1920, surgiu uma novidade no ambiente cultural do Rio de Janeiro que ecoou nas principais capitais brasileiras: jovens senhoritas da sociedade dedicaram-se ao violão, levando a público um repertório de canções típicas brasileiras. Essa atitude, em tudo afinada às mudanças exigidas pela sociedade moderna sob a ideia de progresso, viria englobar a união de duas tendências que marcaram fortemente o modernismo brasileiro; por um lado representava a retomada da linha nacionalista e regionalista e por outro consagrava a manifestação de cosmopolitismo simbolizada pela atuação de mulheres jovens, bonitas e independentes no cenário cultural carioca | pt_BR |