Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.orientador | Santos, Ana Maria Pessoa dos | |
dc.contributor.author | Coelho, Denise dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T14:40:24Z | |
dc.date.available | 2023-07-10T14:40:24Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Coelho, Denise dos Santos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18114 | |
dc.description.resumo | The present dissertation aims to collect and organize references on the production and artistic trajectory of the painter Maria Margarida Soutello (1900-1996), resulting in an inventory, in the form of a database, which reconstitutes a large set of her legacy. The artist circulated in the artistic and intellectual milieu from the 1930s to the 1970s, when she built a fruitful and significant artistic production, with her own and original brand, received awards in art salons, participated in exhibitions and collections in several countries, but was little known in the current Brazilian art scene. The original research set is a private collection belonging to the Mendes Cavalcanti brothers, with around one hundred works by the artist, as well as works by her master, the painter and draftsman Dimitri Ismailovitch, in addition to 11 scrapbooks that contain a wide and diverse material about the trajectory of both artists, through news, criticism and interviews. The study also includes research in specialized bibliography, in the Hemeroteca Digital (BN), in documentary collections of artists and intellectuals who interacted with her. The inventory database used Microsoft Access software and resulted in a survey of references from 261 works, with the identification of 180 images, including the photographic record of the private collection. | en |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Maria Margarida Soutello | pt_BR |
dc.subject | Mulher Artista | pt_BR |
dc.subject | Artes Plásticas no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Século XX | pt_BR |
dc.subject | Inventário | pt_BR |
dc.subject | Coleções | pt_BR |
dc.title | Maria Margarida Soutello: o inventário de uma artista na sombra da memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.banca | ||
dc.contributor.banca | Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira | |
dc.contributor.banca | Mendonça, Paulo Knauss | |
dc.degree.instituicao | Fundação Casa de Rui Barbosa | |
dc.degree.level | Mestre em memória e acervos | |
dc.degree.local | Rio de Janeiro | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo a coleta e organização de referências sobre a produção e a trajetória artística da pintora Maria Margarida Soutello (1900-1996), resultando em um inventário, na forma de um banco de dados, que reconstitui um grande conjunto de seu legado. A artista circulou no meio artístico e intelectual dos anos 1930 a 1970, quando construiu uma fecunda e significativa produção artística, com uma marca própria e original, recebeu prêmios em salões de arte, participou de exposições e de coleções em vários países, mas é pouco conhecida no cenário artístico brasileiro atual. O conjunto original da pesquisa é uma coleção privada pertencente aos irmãos Mendes Cavalcanti, com cerca de cem obras da artista, como também obras de seu mestre, o pintor e desenhista Dimitri Ismailovitch, além de 11 álbuns de recortes que contém um amplo e diversificado material sobre a trajetória de ambos os artistas, através de noticiário, críticas e entrevistas. O estudo compreende ainda pesquisas em bibliografia especializada, na Hemeroteca Digital (BN), em acervos documentais de artistas e intelectuais que interagiram com ela. O banco de dados do inventário utilizou o software Access da Microsoft e resultou no levantamento de referências de 261 obras, com a identificação de 180 imagens, incluindo o registro fotográfico da coleção privada. | pt_BR |
dc.degree.programa | Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |